Simers se reúne com a Prefeitura de Canoas e apresenta relatório de vistorias
Defesa

Simers se reúne com a Prefeitura de Canoas e apresenta relatório de vistorias

Encontro tratou dos atrasos nos pagamentos, da gestão do sistema de saúde municipal e da criação de um Grupo de Trabalho para buscar soluções

Compartilhe

17/03/2025 15:20

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, e o vice-presidente, Felipe Vasconcelos, juntamente da diretora da Região Metropolitana Alessandra Felicetti, reuniram-se com o prefeito de Canoas, Airton Souza, o vice-prefeito, Rodrigo Busato, e os secretários da Saúde e da Fazenda, Eduardo Bermudez e João Batista Portella Pereira. Também participaram representantes da administração municipal e dos hospitais Universitário (HU), Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e Nossa Senhora das Graças (HNSG).

Durante a reunião, que teve duração de pouco mais de uma hora, o Simers apresentou um relatório preliminar com as principais irregularidades identificadas nas vistorias realizadas na última sexta-feira (14). Um dossiê completo está sendo finalizado e será entregue ao prefeito nas próximas semanas.

No âmbito financeiro, foi debatida a crise orçamentária do município e os impactos dos atrasos nos repasses. A Prefeitura assumiu o compromisso de quitar os valores referentes a dezembro até o dia 20 de março. Além disso, foi definida a criação de um Grupo de Trabalho para tratar das demandas dos médicos e buscar soluções estruturais para a gestão da saúde em Canoas.

Um dos pontos centrais discutidos foi uma ampliação da participação do Governo do Estado na saúde de Canoas.

A revisão dos serviços pactuados com outras cidades do Rio Grande do Sul também entrou na pauta. Canoas atualmente atende pacientes de mais de 150 municípios, mas os constantes atrasos nos repasses estaduais vêm tornando esse modelo insustentável. Diante disso, a Prefeitura avalia concentrar seus esforços na assistência à população local.

A situação dos médicos dos três hospitais será debatida em mais detalhes nesta segunda-feira (17), em uma reunião do Grupo de Trabalho na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Tags: Canoas Prefeitura de Canoas Saúde de Canoas

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política