Gravataí: SIMERS solicita mais segurança para a UBS São Judas Tadeu ao Secretário da Saúde
O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) foi recebido pelo secretário da Saúde de Gravataí, Laone Pinedo, na tarde desta quarta- feira (28), na prefeitura do município. Na pauta, a segurança nos estabelecimentos de saúde, especialmente na UBS São...
Compartilhe
29/12/2016 16:11
O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) foi recebido pelo secretário da Saúde de Gravataí, Laone Pinedo, na tarde desta quarta- feira (28), na prefeitura do município. Na pauta, a segurança nos estabelecimentos de saúde, especialmente na UBS São Judas Tadeu, acometida por recentes assaltos. A entidade médica, que esteve representada pela diretora Gisele Lobato e pela equipe da assessoria jurídica e política, questionou Pinedo sobre as ações implementadas na área da segurança na unidade e aproveitou a reunião para encaminhar solicitações sugeridas pelos próprios médicos que atendem no local.
Entre as demandas sugeridas, um vigia no turno da noite, a presença da Guarda Municipal no pátio do posto durante as rondas, reforço na iluminação e a formação de um grupo no whatsapp entre médicos e a Guarda Municipal. Pinhedo sinalizou positivamente aos pedidos, exceto na colocação do vigia. Segundo o secretário, cada profissional de segurança sairia muito caro aos cofres do governo à medida que todos os postos de saúde também fariam a mesma exigência.
O secretário informou ainda que algumas medidas de segurança já foram implementadas e outras estão em curso. Rondas permanentes da Guarda Municipal e grades de concreto nos postos para evitar invasões foram algumas providências, além do sistema integrado de vídeo monitoramento que está sendo projetado. “Fizemos muito, mas sabemos que sempre há o que melhorar. Estamos atentos e à disposição para ajudar cada vez mais, pois não queremos ter servidores da saúde afastados por causa dessas questões”, disse Pinedo.
Pinedo aproveitou o encontro para reiterar que duas Unidades de Pronto Atendimentos (UPA) nível 2 estão em construção. A UPA Cohab está na fase final da obra, enquanto a da região das moradas tem o prazo de conclusão em junho.
Entenda os casos de violência na UBS São Judas Tadeu
Situado em região dominada pelo tráfico, atualmente o posto São Judas Tadeu sofre com recorrentes casos de violência. No dia 11 de outubro, a UBS São Judas Tadeu foi invadida por quatro homens armados. Eles ameaçaram os profissionais e pacientes que estavam no local e levaram seus pertences. Hoje, os 33 funcionários trabalham com medo da violência e não se sentem protegidos.
Além da ausência de guardas, o SIMERS questiona que também se faz necessário a instalação de câmeras de vigilância e de uma atuação integrada entre Guarda Municipal e Brigada Militar, que agilize e auxilie o atendimento das ocorrências no município.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.