Em vistoria realizada nesta quinta-feira (21), o Simers – Sindicato Médico do Rio Grande do Sul comprovou que adolescentes internados na ala psiquiátrica do Posto de Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), em Porto Alegre, estão dormindo em colchonetes do chão, dentro dos consultórios. Uma reforma está sendo feita no setor irá criar uma ala específica para adolescentes psiquiátricos.
No entanto, segundo os médicos que atuam no setor, não foi especificado como funcionará o novo espaço e as obras estão provocando transtornos no atendimento. Por causa disso, o Simers irá pedir formalmente explicações sobre a reforma e qual sua finalidade.
Os profissionais alegam que não foram ouvidos pela direção do posto e informam que problemas no atendimento já estão ocorrendo. Conforme os relatos, na manhã desta quinta-feira quatro pacientes estavam ocupando consultórios. Se mais um paciente necessitasse de alojamento, não haveria espaço para as consultas. À tarde, pelo menos dois pacientes estavam em colchonetes colocados no chão, dentro dos consultórios.
A diretora do Simers, Alessandra Felicetti, afirmou que a vistoria ocorreu devido a uma denúncia e que os médicos estão preocupados com a situação de insegurança, tendo em vista que alguns pacientes podem ter a intenção de cometer suicídio. “Constatamos pacientes em condição desumana, dormindo em colchonetes no chão dos consultórios. Vamos pedir explicações sobre o planejamento dessa reforma, qual a previsão de conclusão e suas consequências, bem como alternativas para a assistência enquanto ela acontece”, enfatizou.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.