SIMERS verifica subutilização do Hospital Porto Alegre
A Luta

SIMERS verifica subutilização do Hospital Porto Alegre

A subutilização de uma instituição com trajetória de quase quatro décadas foi verificada pelo Sindicato Médico do RS (SIMERS) em visita ao Hospital Porto Alegre (HPA), na quarta-feira (15). O local, mantido pela Associação dos Funcionários Municipais (AFM), enfrenta dificuldades...

Compartilhe

23/06/2016 12:39

A subutilização de uma instituição com trajetória de quase quatro décadas foi verificada pelo Sindicato Médico do RS (SIMERS) em visita ao Hospital Porto Alegre (HPA), na quarta-feira (15). O local, mantido pela Associação dos Funcionários Municipais (AFM), enfrenta dificuldades financeiras desde que foi rompido o convênio que tinha com a prefeitura da capital, em março de 2015. O diretor  do SIMERS André Gonzales, acompanhado do presidente da AFM João Paulo Galvez Machado, do diretor técnico Artur Pacheco Seabra e outros membros da equipe administrativa percorreram os seis andares do local, incluindo o quinto e o sexto, parcial e totalmente destruídos por um temporal no início deste ano. Gonzales lamentou os contratempos que impedem a utilização de leitos, como 10 do Sistema Único de Saúde (SUS) que foram reformados recentemente, mas estão totalmente desativados. A área de oftalmologia é uma das mais afetadas. Quando havia convênio com a prefeitura, 60% dos casos da Capital eram atendidos no HPA. “O que vimos foi uma estrutura que poderia atender demandas que só crescem, como a de psiquiatria”, comentou o diretor do SIMERS. O HPA possui 39 leitos psiquiátricos divididos entre as alas infantojuvenil e adulto. Em maio, os médicos celetistas do Hospital Porto Alegre deflagraram estado de greve permanente devido aos atrasos de salários, entre outros problemas. Além disso, o SIMERS é constantemente requisitado para agir em relação aos médicos prestadores de serviço que amargam atrasos nas remunerações desde março de 2015. Os valores correspondem a produção, honorários, avaliações e outros procedimentos que estão previstos em contrato. O SIMERS enviará um ofício à Comissão de Saúde e Meio Ambiente de Porto Alegre (Cosmam) e para o Ministério Público apontando a situação identificada.  
Tags: Hospital Porto Alegre Leitos psiquiátricos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política