Sugerida pelo Simers, Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Psiquiátrico São Pedro é lançada na Assembleia
Defesa

Sugerida pelo Simers, Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Psiquiátrico São Pedro é lançada na Assembleia

Compartilhe

03/03/2021 08:41

Crédito foto: Joel Vargas / ALRS

O lançamento foi realizado de forma híbrida, com a maioria dos participantes assistindo ao ato remotamente, em respeito aos protocolos de saúde estabelecidos em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Na Presidência da Assembleia estavam apenas o presidente Gabriel Souza (MDB) e o médico psiquiatra Rogério Gottert Cardoso, membro da diretoria do Simers que, em nome da entidade, destacou a relevância da iniciativa e a importância do Hospital São Pedro, não só pela assistência à população, mas também como ambiente de formação para profissionais de diversas áreas. Além disso, ele pontou a relevância da Frente para debater cenários e soluções envolvendo a assistência psiquiátrica gaúcha, para além do São Pedro.

 

Na presença dos colegas do Núcleo de Psiquiatria do Simers, coordenado pelo psiquiatra  Fernando Uberti, que participaram do ato de forma on-line, Cardoso saudou o lançamento da Frente Parlamentar e alertou sobre a situação atual do Hospital Psiquiátrico São Pedro que "fragiliza o atendimento e a formação de profissionais”. Ele falou sobre a necessária atenção ao déficit na saúde mental no Estado, citando como exemplo que atualmente há 57 leitos psiquiátricos autorizados em diferentes municípios gaúchos, mas que há entraves burocráticos que impedem a abertura das vagas há mais de um ano.

 

Presidente da Frente Parlamentar, o deputado Dr. Thiago agradeceu o apoio das entidades médicas e de outros parlamentares. Ele afirmou que a ideia é valorizar o São Pedro e encaminhar ao Executivo as soluções legislativas que forem construídas nas discussões. O presidente da Assembleia garantiu apoio à iniciativa como instrumento de solução para o hospital e sugeriu realizar uma visita à instituição, com integrantes da Frente, para “compreender melhor a situação que o Dr. Rogério relatou”. 

 

Membros da Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Psiquiátrico São Pedro:

1. Capitão Macedo

2. Elton Weber

3. Luciano Zucco

4. Zila Breitenbach

5. Any Ortiz

6. Aloisio Classmann

7. Franciane Bayer

8. Rodrigo Maroni

9. Sergio Turra

10. Adolfo Brito

11. Vilmar Lourenço

12. Gerson Burmann

13. Elizandro Sabino

14. Edson Brum

15. Vilmar Zanchin

16. Issur Koch

17. Neri, O Carteiro

18. Sergio Peres

19. Dalciso Oliveira

20. Paparico Bacchi

21. Giuseppe Riesgo

22. Silvana Covatti

23. Luiz Marenco

Tags: Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política