Tiroteio obriga fechamento de posto de saúde em Erechim
Um novo episódio de violência, desta vez registrado em plena luz do dia, expõe a falta de segurança nas unidades de saúde do Estado. No início da tarde desta terça-feira (24/10), em Erechim, no Norte do Estado, um tiroteio obrigou...
Compartilhe
24/10/2017 16:21
Um novo episódio de violência, desta vez registrado em plena luz do dia, expõe a falta de segurança nas unidades de saúde do Estado. No início da tarde desta terça-feira (24/10), em Erechim, no Norte do Estado, um tiroteio obrigou o fechamento da UBS Progresso, no bairro de mesmo nome. Segundo informações da Brigada Militar, uma pessoa teria sido baleada próximo ao posto de saúde.
Devido à ocorrência, o posto de saúde precisou ser fechado para atendimento, a fim de garantir a segurança dos médicos, enfermeiros, pacientes e familiares. Várias crianças que aguardavam atendimento no local tiveram que ficar agachadas para não serem atingidas por balas perdidas. Segundo relatos de médicos, esta não é a primeira vez que o posto é alvo de tiroteios na região.
Com esse novo caso, o SIMERS contabiliza 23 ocorrências dentro ou no entorno de hospitais e postos de saúde no Estado em 2017. Do total, 11 casos ocorreram fora da Capital. Desde 2014, conforme levantamento da entidade médica, já são 85 ocorrências em todo o Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, são 53 casos no período.
O presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes, reforça que os casos de violência próximo ou nas unidades de saúde são uma dura realidade. “Os profissionais que atuam nesses locais não sabem mais se irão retornar para casa com segurança. Se neste caso fossem profissionais do programa Médicos Sem Fronteiras, no qual há proteção dos dois lados, eles já teriam se retirado. Portanto, temos que pensar se é possível manter serviços de saúde em locais onde o Estado não tem controle”, afirmou.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.