O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio do Núcleo Acadêmico (NAS), encerra as arrecadações da 2ª edição de 2024 do Trote Solidário, nesta quarta-feira, 9. A iniciativa tem como objetivo mudar a história da recepção aos calouros. No lugar de ações violentas ou as humilhações que alguns ainda tentam manter nas instituições que formam futuros médicos.
A trajetória envolve toda a diretoria do Núcleo Acadêmico Simers, médicos, calouros e veteranos. O projeto reconhecido e premiado, segue todos os anos o fluxo de proporcionar a ajuda e a interação entre alunos de medicina e a população.
Neste segundo semestre as atividades aconteceram nas seguintes datas e locais: em 14 de setembro, em Caxias do Sul, Santa Cruz e Lajeado; em 28 de setembro, em Ijuí e Uruguaiana; e em 5 de outubro, em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Passo Fundo. Por intercorrências climáticas as cidades de Pelotas terá a ação presencial em (19/10) e em Santa Maria dia (9/11), finalizando assim as atividades por completo deste ano em em novembro. .
Como acontece o Trote
Veteranos e calouros das 20 faculdades de medicina se unem durante o período da atividade para produzir e fazer a solidariedade acontecer. A coleta de alimentos foi realizada online, em parceria com o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, por meio do site do Simers e presencialmente nos supermercados. As tampinhas plásticas, arrecadadas em colaboração com o Instituto do Câncer Infantil, são enviadas identificadas como "Trote Solidário" para ONGs parceiras, como Domus, Adau e Aapecan. As doações de sangue são feitas em hemocentros das mais variadas cidades do País. Enquanto o cadastro de doadores de medula óssea pode ser feito diretamente no site do Redome.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.