Trote Solidário arrecada quase nove toneladas de alimentos em Porto Alegre
Os futuros médicos das universidades de Porto Alegre e Canoas seguiram a programação do Trote Solidário, do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS/SIMERS), coletando doações de alimentos nos supermercados da capital no sábado (19). Foram...
Compartilhe
21/03/2016 12:38
Os futuros médicos das universidades de Porto Alegre e Canoas seguiram a programação do Trote Solidário, do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS/SIMERS), coletando doações de alimentos nos supermercados da capital no sábado (19). Foram arrecadadas quase nove toneladas de mantimentos que serão doados através da parceria com o Banco de Alimentos do RS (Barg).
Em frente ao Nacional Bela Vista, as doações encheram dezenas de carrinhos e tiveram adesão de médicos veteranos, estudantes e comunidade. O cirurgião vascular Hugo Cunha fez suas compras e aproveitou para contribuir com a campanha, além de elogiar a iniciativa dos acadêmicos. “Esta ação é muito interessante, especialmente para essa turma que logo estará praticando a medicina”, saudou o profissional.
A rede de solidariedade se estendeu por outros 18 supermercados da Capital e de Canoas, com a participação de estudantes de medicina da UFCSPA, UFRGS, PUCRS e ULBRA. Gabriele Garcia, acadêmica da ULBRA, doou sangue durante a semana e no sábado auxiliou no recolhimento das doações em frente ao Rissul da avenida Cristóvão Colombo, em Porto Alegre. Ela alertou para a necessidade de outros cursos universitários adotarem a ação. “Penso que todos os cursos, ou pelo menos todos os da saúde, deveriam participar de campanhas como essa, que visam o bem-estar da população e promovem a saúde coletiva”, argumentou.
O diretor do Núcleo Acadêmico, Fabio Herrmann, lembrou que o Trote Solidário estimula a natureza do médico desde o ambiente acadêmico. “O foco do médico é ajudar o próximo, é se envolver em ações sociais como essa que o Trote Solidário propicia ao estudante participar desde já e se dar conta do seu papel de cidadão e de futuro médico”, considerou.
Representando o Bando de Alimentos, a gerente administrativa e financeira Lucelene Navarro agradeceu a campanha promovida pelo NAS, pois os períodos de maior arrecadação de alimentos para a instituição são justamente os meses em que são realizadas as duas edições anuais do Trote; março e agosto. “A doação nessa época é mais do que o dobro do que estamos acostumados a receber mensalmente”, conta.
A aposentada Elisabete Marcondes doou três tipos de alimentos e saiu satisfeita com a boa ação. “Fico feliz de poder ajudar, pois hoje eu tenho condições de comprar algumas coisas e enviar para quem precisa, assim como um dia eu já precisei. Atitude louvável destes jovens em um sábado chuvoso”, elogiou ela, fazendo referência ao clima do dia da arrecadação.
O Trote Solidário é um projeto pioneiro no país, que alterou a forma de recepção dos bixos. A iniciativa acabou com cenas violentas das recepções sujas. As atividades já ocorreram em Caxias do Sul, Lajeado, Pelotas, Rio Grande e Passo Fundo. Nas próximas semanas – até encerrar em 1 e 2 de abril, o Trote vai ocorrer novamente em Pelotas e também em Santa Maria com doação de sangue e coleta de mantimentos. Até o momento foram arrecadadas mais de 16 toneladas de alimentos.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.