Voluntários do Simers estiveram no Banco de Livros de Porto Alegre para carimbar os livros arrecadados pelo 18º Trote Solidário do Núcleo Acadêmico do Simers. A visita aconteceu na manhã do dia 14 de novembro e reuniu colaboradores participantes do projeto de Responsabilidade Social da entidade.
Os livros foram coletados pelos calouros das faculdades de Medicina da Região Metropolitana durante a ação de Trote Solidário do segundo semestre de 2019, que foi realizada em parceria com o Banco de Livros de Porto Alegre e o curso Fleming Medicina.
No total, foram reunidos 3,8 mil livros e apostilas multidisciplinares. Cada um destes quase 4 mil materiais pedagógicos foi revisado, higienizado, organizado e carimbado com a identificação do Simers.
Em breve, todos os livros serão distribuídos entre alunos de cursinhos pré-vestibulares populares, buscando incentivar futuros acadêmicos a conquistar o sonho de ingressar em uma universidade.
Dizendo "não" ao trote degradante
O Trote Solidário é uma iniciativa criado pelo Núcleo Acadêmico do Simers e é realizado há mais de uma década, sempre coletando doações que são repassadas para instituições de cunho social. A arrecadação de livros didáticos é uma inovação no projeto, sendo esta a sua primeira edição.
Resultado de uma necessidade de transformar a recepção dos calouros no âmbito acadêmico em um momento de solidariedade, o Trote Solidário foi criado como uma forma de interromper a tradição das cenas humilhantes e violentas frequentemente realizadas contra novos estudantes universitários.
Desde a sua primeira edição, em 2007, esse projeto social do Simers já ajudou a coletar mais de 6 mil bolsas de sangue, mais de 300 toneladas de alimentos e envolveu mais de 2.600 estudantes de Medicina das 20 faculdades que oferecem o curso no Estado.
Leia também:
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.