O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), juntamente com o Núcleo Acadêmico do Simers (NAS), realizou na noite desta terça-feira, 3, a cerimônia de premiação aos vencedores da 24ª edição do Trote Solidário, que chega a 2023 nos seus 15 anos de uma trajetória premiada. A solenidade aconteceu na sede da entidade e contou com a presença dos alunos das faculdades de Medicina que conquistaram o pódio da solidariedade na segunda edição do ano do Trote Solidário, além de representantes do Instituto do Câncer Infantil e do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, parceiros da ação.
A iniciativa reconheceu as turmas de Medicina que mais arrecadaram em todo o Estado. Na Capital, o primeiro lugar ficou com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o segundo lugar com a Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) e a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em terceiro lugar. Já no interior, a Universidade de Passo Fundo (UPF) garantiu o primeiro lugar, seguida da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em segundo e da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em terceiro lugar.
O diretor de Políticas Estratégicas do Sindicato Médico, Vinicius de Souza, destacou a importância de iniciativas como essa desde o primeiro dia de faculdade. “A nossa função como médicos é melhorar a qualidade de vida das pessoas e não existe forma melhor de aprender isso do que praticando, desde o primeiro dia de faculdade. É um orgulho e privilégio para o Simers ter esse projeto em mãos e poder expandir ele a cada semestre, levando ele como exemplo também para outros estados”, comemora.
O vice-presidente do NAS – Simers, João Pedro, falou sobre os próximos Trotes e a expectativa de alcançar mais pessoas. “A ideia principal é que aqueles que já fizeram parte do projeto façam chegar aos bixos, nas próximas gerações de alunos, e que alcance cada vez mais pessoas. Para que, no futuro, não haja mais espaço aqui dentro do nosso auditório para receber vocês”, afirma o acadêmico.
Números do Trote Solidário
O Trote Solidário é exemplo de sucesso, ao longo dos 15 anos de existência da iniciativa. Confira os números totais:
• 21.241 alunos participantes;
• 408 toneladas de itens alimentícios arrecadados - o que representa comida na mesa para mais de 816 mil pessoas;
• 8.185 bolsas de sangue (sendo que uma bolsa pode salvar até quatro vidas);
• 6.550 de tampinhas plásticas (o valor de 150 kg equivale a uma cadeira de rodas ou uma cadeira de banho);
• 31.233 mil livros doados para cursinhos populares de pré-vestibular em Medicina.
Vejas as fotos dos premiados desta edição de 2023:
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.