Vice-presidente do SIMERS faz palestra em aula inaugural do curso de Medicina da FURG
A vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Maria Rita de Assis Brasil, proferiu a palestra “Internet e a Relação Médico-Paciente” na aula inaugural do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), em Rio...
Compartilhe
01/03/2016 13:47
A vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Maria Rita de Assis Brasil, proferiu a palestra “Internet e a Relação Médico-Paciente” na aula inaugural do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), em Rio Grande. O evento contou com a presença de cerca de 40 estudantes. Na ocasião, Maria Rita destacou que, atualmente, os pacientes têm muito mais acesso à informações sobre patologias na internet e que, dessa forma, a relação com o médico mudou. “Esse acesso dá mais poder a quem está doente, mas ter mais informação é diferente de ter mais conhecimento”, disse. Segundo ela, além de obter as informações, o paciente se sente “entendido” em determinado assunto.
Maria Rita salientou ainda que os médicos também fazem uso da internet como subsídio para suas consultas e que o principal desafio é manter-se atualizado. “Temos que ser mais eficientes e eficazes, sem mostrar autoridade”, salientou. A vice-presidente do SIMERS também abordou os perigos de os pacientes se automedicarem conforme indicações de fóruns de discussão na internet ou mesmo de outros sites e disse que existe uma nova “patologia” chamada de “cibercondria”, ou seja, quando o paciente consulta informações médicas de forma compulsiva e, quando chega para a consulta, acredita estar com sintomas de uma doença que, na realidade, ele não possui. Maria Rita ressaltou ainda que o Código de Ética Médica veda ao profissional consultar, diagnosticar ou prescrever com base em informações de sites.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.