Primeiro Trote Solidário do ano reúne quase 3 mil alunos de Medicina e arrecada mais de 26 toneladas de alimentos
Médico

Primeiro Trote Solidário do ano reúne quase 3 mil alunos de Medicina e arrecada mais de 26 toneladas de alimentos

Compartilhe

04/05/2023 03:20

O Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS) comemora os 15 anos do Trote Solidário com excelentes resultados. A primeira ação do ano bateu recorde de inscritos e contou com a participação de 2.820 alunos de Medicina, das 20 universidades gaúchas que oferecem o curso. Um envolvimento que garantiu 26.775 toneladas de alimentos, arrecados de forma presencial e on-line, os quais serão entregues à Rede de Banco de Alimentos do RS. 

Para se ter uma ideia do tamanho da ação, uma tonelada consegue alimentar 80 pessoas por um mês, em todas as refeições do dia, de acordo com dados da própria Rede. Ou seja, mas de duas mil pessoas poderão ser beneficiadas com os resultados da iniciativa, a qual acontece duas vezes por ano.

Mas, o Trote Solidário vai além. A dedicação dos futuros médicos também conseguiu a doação de 689 bolsas de sangue (uma unidade pode salvar até quatro vidas) e 1.917,32 tampinhas plásticas (serve de matéria-prima para novos produtos), que beneficiam os bancos de sangue das cidades envolvidas e diferentes entidades assistenciais de todo o Estado.

Desde a criação do Trote Solidário, em 2008, já foram arrecadadas 386.681 toneladas de itens alimentícios, 7.774 bolsas de sangue, 5.697,32 toneladas de tampinhas, além de 31.233 mil livros. De lá para cá, 19.784 estudantes participaram do evento, que já é marca registrada junto às Faculdades de Medicina, ao substituir a recepção aos calouros por empatia e ajuda ao próximo.

Universidades campeãs de solidariedade

O Trote Solidário promovido pelo NAS também reconhece as turmas de Medicina que mais arrecadaram, tanto na Capital quanto no interior do Estado. Na edição 2023/1, os acadêmicos da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) conquistaram o primeiro lugar, seguidos dos alunos da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Já entre as instituições do interior, foi a vez da Universidade de Passo Fundo (UPF) ganhar o título de campeã, com segundo e terceiro lugares garantidos para Santa Maria, com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Franciscana (UFN).

 

 

Tags: Trote Solidário Núcleo Acadêmico Simers (NAS) Solidariedade Doação de alimentos Doação de sangue

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política