Palestra sobre diabetes no projeto Diálogos com a Comunidade deste mês
A Medicina

Palestra sobre diabetes no projeto Diálogos com a Comunidade deste mês

Compartilhe

26/04/2018 20:06

Foto:Divulgação/Simers
Foto:Divulgação/Simers
Um panorama geral da diabetes e de seus tratamentos. Esse foi o tema da palestra ministrada pela endocrinologista e médica do Instituto da Criança com Diabetes, Adriana Fornari, intitulada “O que você precisa saber sobre diabetes nos dias de hoje". O evento, voltado para a terceira idade, ocorreu na tarde desta quinta-feira (26/04), no Museu de História da Medicina do Estado (Muhm) e faz parte do projeto Diálogos com a Comunidade, que acontece sempre na última quinta-feira de cada mês.

Durante o encontro, Adriana ressaltou a importância do esforç0o do próprio paciente durante o tratamento. “Hoje quis trazer algumas questões para  serem refletidas como a importância da atividade física e cuidados com a alimentação, pois o tratamento não é apenas baseado nas medicações e ir ao médico quando as coisas não estão bem. A educação é fundamental. Quanto mais o paciente souber da doença, por consequência, melhor ele vai seguir o tratamento da patologia”.

A endocrinologista também salientou que, a partir de algumas normas, as pessoas com diabetes conseguem levar uma vida saudável. “Muitos pacientes me perguntam se existe a cura do diabetes tipo 1, que precisa usar a insulina. Respondo que antes da insulina existir, em 1922, o paciente tinha um prognóstico que ele iria viver poucos dias, meses ou semanas com uma dieta extremamente restrita e morreria, pois não haveria como sobreviver. Depois que surgiu a insulina, ela passou a ser a cura dessa doença. Com os tratamentos e recursos que temos hoje, o paciente consegue ter uma vida praticamente normal dentro de algumas regras”, explica Adriana.  
Tags: Museu de História da Medicina (MUHM)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política