Ampliação de leitos psiquiátricos no RS é tema de reunião entre diretoria do Simers e deputado Osmar Terra
Defesa

Ampliação de leitos psiquiátricos no RS é tema de reunião entre diretoria do Simers e deputado Osmar Terra

Compartilhe

09/08/2021 20:10



A direção do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), juntamente com Integrantes do Núcleo de Psiquiatria da entidade médica participou, no início da tarde desta segunda-feira, 9, de reunião virtual com o deputado federal Osmar Terra. Na pauta: avaliar o andamento de demandas que haviam sido tratadas com o parlamentar no início de julho, entre elas a revisão da lista de medicamentos psiquiátricos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a ampliação dos leitos de saúde mental no Rio Grande do Sul.

Mais de 250 leitos já aprovados pelas instâncias estaduais aguardam o cadastramento no Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS), na esfera federal, para serem abertos. Osmar Terra disse já ter levado os assuntos ao ministro da saúde Marcelo Queiroga e aguarda um retorno.

Outro tema abordado foi o Projeto de Lei 399/15, que autoriza o plantio da cannabis sativa para “fins medicinais”. A proposta está em tramitação na Câmara Federal e o Simers tem se posicionado com veemência contra a proposta. Segundo o deputado, diversos parlamentares também têm se manifestado de forma contrária à matéria.

O presidente do Simers, Marcelo Matias, e o coordenador do Núcleo de Psiquiatria, Fernando Uberti, agradeceram o apoio de Terra nas ações em defesa da saúde mental e também da categoria médica. Um novo encontro está previsto para o mês de setembro, desta vez com a participação de representantes do Ministério da Saúde.  

Também participaram da reunião online o vice-presidente Marcos Rovinski, os diretores Rogério Cardoso, Gabriela Schuster e Luciana Mesko, além das assessorias política e jurídica do Simers.

Tags: Osmar Terra Psiquiatria Leitos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política