Após denúncia do Simers ao MPT, administradora do Hospital Escola da UFPel implementa novas ferramentas de segurança na instituição
Defesa

Após denúncia do Simers ao MPT, administradora do Hospital Escola da UFPel implementa novas ferramentas de segurança na instituição

Compartilhe

07/11/2022 12:50


O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) apresentou denúncia ao Ministério Público do Trabalho, em Pelotas, após caso grave de violência contra uma médica vinculada ao Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), administrado pela autarquia federal EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). O episódio envolveu um paciente que proferiu ataques verbais e físicos contra a profissional.


O procedimento junto à Procuradoria do Trabalho foi solicitado em maio de 2020, e após dois anos foi arquivado, dado o motivo de terem sido acatadas todas as solicitações de reforma profunda dos sistemas diversos de segurança. Em um primeiro momento foi instalado circuito fechado de monitoramento. Também, a contratação de empresa especializada em segurança. A EBSERH também instalou uma ferramenta de controle de acessos às dependências internas do hospital.


O Hospital, conforme Relatório de Arquivamento, ressaltou que está em desenvolvimento: sistema de mediação de conflitos, fornecimento de apoio psicológico e capacitação coletiva aos gestores quanto à saúde mental, essas últimas etapas concluídas em 2022. O Simers reitera que a conduta, mesmo que lenta, sinaliza a preocupação com os médicos da instituição, que dado ao momento atual da sociedade com o crescimento nos aumentos de casos de violência à categoria.

Tags: Medicina Médicos Pelotas UFPel

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política