MUHM reabre nesta quarta-feira com exposições comemorativas aos 10 anos da instituição
A Medicina

MUHM reabre nesta quarta-feira com exposições comemorativas aos 10 anos da instituição

Compartilhe

11/12/2017 15:25

Nesta quarta-feira (13), o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) reabrirá suas portas totalmente repaginado, com duas salas expositivas financiadas através da Lei Rouanet. Fechado por quatro meses, o trabalho trará de volta alguns elementos do prédio que, antes, estavam escondidos devido a intervenções humanas. Fechaduras antigas, que datam possivelmente do final do século XIX, início do século XX, e que haviam sido pintadas, passaram por higienização e, hoje, estão visíveis. Outros elementos característicos da construção também foram descobertos, como pinturas murais, que serão contextualizados durante as visitas mediadas. Além disso, foi feito o diagnóstico e renovação da fiação elétrica, visando a segurança dos visitantes e do acervo.

Do espaço expositivo

As salas expositivas do MUHM foram totalmente revitalizadas. Com mobiliário novo e acessível,  adaptado para receber os acervos museológicos e atender de forma mais aprimorada todos os públicos incluindo cadeirantes e pessoas com baixa visão, pois o local contará com materiais em braile.

Do acervo

Entre os objetos expostos no MUHM, será possível encontrar um baú, datado do final do século XIX, com medicamentos e princípios ativos utilizados por duas gerações de médicos da mesma família, que realizavam atendimentos no interior do estado. Também estará exposto um pulmão de aço, que foi utilizado para tratamento de diversas doenças, mas a mais recorrente foi a pandemia de poliomielite, que atingiu diversas partes do mundo. Esse mecanismo foi criado nos Estados Unidos, no final da década de 1920 e logo se tornou uma das importantes máquinas do suporte à vida, consistindo basicamente em uma câmara hermética conectada a uma bomba de ar. Também conhecido como ventilador de pressão negativa, o aparelho possibilitava ao paciente respirar em caso de paralisia dos músculos da respiração.

Homenagens

Os médicos e famílias de médicos que doaram os objetos auxiliaram de forma efetiva na construção do museu e na constituição dos acervos. Através da exposição destes objetos, os doadores serão homenageados.

As exposições

O MUHM que reabrirá suas portas no dia 11 de dezembro, contará com duas exposições gratuitas ao público. Na Sala Rita Lobato será possível visitar a exposição "História, Memória e Medicina". Já na Sala Desafios, você encontrará a exposição de longa duração "Desafios da Medicina: a Luta pela Vida", que foi repaginada, através da troca dos acervos expostos.
Tags: Museu de História da Medicina (MUHM)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política