As melhores dicas para administrar as finanças do seu consultório
O Médico

As melhores dicas para administrar as finanças do seu consultório

Compartilhe

04/11/2016 15:09

Empreender é sempre um desafio. Para os médicos, a realidade não é diferente. Abrir um consultório não exige apenas ser um profissional capacitado, mas também muito planejamento. Aliás, o professor e consultor de empresas Nelmar Vaccari entende que esse é o principal cuidado na hora de abrir qualquer negócio. “Na realidade, não planejar é assustador. Se planejando já é um pouco difícil, trabalhando em cenários complicados como o brasileiro, em que a gente vê que todos os dias têm uma notícia nova, sem isso fica complicado”, explica Vaccari. Para ele, talvez o planejamento nem sempre consiga eliminar os riscos, mas ele certamente ajuda a conhecer as principais dificuldades que o negócio pode enfrentar. Assim, fica mais fácil criar estratégias e resolver os problemas antes que eles ganhem proporções maiores. Não sabe como começar? Confira quatro aspectos para incluir na sua lista de cuidados com as finanças do seu consultório – especialmente em tempos de crise. Eles são essenciais para quem está começando, mas não menos importantes para quem já empreende há mais tempo.
Cuidados com as finanças do ocnsultório
Como em qualquer negócio, o seu consultório também exige planejamento financeiro

Fluxo de caixa

Organização financeira é fundamental e tudo passa por um controle adequado do fluxo de caixa. Ele é uma ferramenta de planejamento que ajuda a projetar qual vai ser o saldo disponível no período planejado. Conforme lembra Vaccari, quando ele começa a apresentar problemas, muita coisa errada já aconteceu antes. “Por isso, é fundamental manter uma contabilidade sem exageros, mas que funcione para controlar as suas contas e ter alguma previsão”, ressalta.

Endividamento bancário

No Brasil, não é difícil encontrar instituições financeiras que ofereçam empréstimos para você começar o seu negócio. O problema, porém, costuma aparecer quando analisadas as taxas de juro, que podem multiplicar a dívida. Por isso, o principal cuidado é fazer uma avaliação a longo prazo e entender como o valor do empréstimo ou financiamento pode comprometer as finanças do negócio. Por exemplo, avalie se a quantia pode ser embutida no preço do serviço ou atendimento oferecido. “Se não conseguir, tudo vai estourar lá no caixa em um determinado momento”, avalia o consultor de empresas.

Finanças pessoais x finanças do negócio

“Embora a calça seja a mesma, os bolsos são diferentes. Aí depende de cada um fazer uma separação boa do que é recurso financeiro que é seu, daquilo que é da empresa”, aconselha o professor. O cuidado deve ser ainda maior quando existem um ou mais sócios. Do contrário, vai ser difícil dimensionar até mesmo o lucro.

Comunicação com os sócios

O sócio pode até ser o seu melhor amigo, mas empreender sempre exige um cuidado a mais na hora de se comunicar. Afinal, quem cuida de qual parte? E os investimentos, como vão ser feitos? Os lucros serão divididos igualmente? Sem deixar tudo muito bem explicado, qualquer mal entendido pode virar combustível para uma crise.

Cursos de gestão SIMERS

Quer se especializar na área de gestão e ficar por dentro das novidades que podem ajudar a impulsionar o seu consultório? Além de cuidar das finanças, aproveite e conheça o curso de Introdução ao Marketing Digital oferecido pelo SIMERS. É só acessar o site e conferir os detalhes.
Tags: consultório Marketing digital finanças cursos de gestão Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política