Assembleia dos médicos de Canoas ressalta preocupação com dificuldades de atendimento
A Luta

Assembleia dos médicos de Canoas ressalta preocupação com dificuldades de atendimento

Compartilhe

18/01/2019 00:00

Entre os tantos problemas vividos na área da saúde em Canoas, a falta de condições para o atendimento à população foi o principal ponto de debate da assembleia realizada na noite da última quinta-feira (17). Para os médicos, insegurança é a palavra que define a rotina, em que em um dia faltam profissionais, no outro, insumos básicos e até mesmo limpeza adequada. 

“Na época em que o Hospital Mãe de Deus fazia a gestão, os médicos pediam melhorias nas condições. Hoje, eles pedem condições, porque elas não existem. Isso mostra a que ponto chegamos”, ressaltou o presidente do Simers, Marcelo Matias, durante a sua fala. 

Um retrato do quadro foi a situação vivida ainda na quinta-feira (17) no centro obstétrico do Hospital Universitário, em que apenas dois kits de roupa estavam disponíveis por procedimento, quando seriam necessários pelo menos três. De acordo com os relatos da assembleia, no Hospital de Pronto Socorro essa também é situação frequente.

Restrição segue

Diante da situação, os médicos reforçam o pedido de que a população só busque os hospitais em casos de urgência e emergência, conforme definido, inclusive, em decreto publicado em 12 de dezembro de 2018, no Diário Oficial de Canoas, e assinado pelo prefeito Luiz Carlos Busato. 

Para Matias, o sistema de saúde de Canoas vive uma crise sem precedentes e todas as entidades precisam assumir suas responsabilidades e agir. “O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, o Ministério Público, o Conselho Municipal de Saúde, a Câmara de Vereadores, a Prefeitura, os governos estadual e federal e mesmo o Simers. Todos vão ter que atuar em conjunto para arranjarmos uma solução”, defendeu. 

Verificação dos contracheques

Além dos constantes atrasos nos pagamentos, foram inúmeras as reclamações de erros nos contracheques. Por isso, o Simers vai oferecer aos médicos associados que atuam nas unidades antes administradas pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva (Gamp) agenda com especialistas em folha de pagamento e na área jurídica. 

Os agendamentos iniciam hoje (18) e os atendimentos acontecem a partir da próxima semana, na sede do Simers (Rua Coronel Corte Real, 975, bairro Petrópolis, Porto Alegre-RS).

Para que a verificação dos contracheques seja feita, basta reunir os documentos e agendar horário pelo telefone (51) 3027-3725.

Confira o calendário: 

- Terças e quinta: manhã

- Quarta e sextas: tarde


Tags: Canoas Gamp

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política