Aumento de vagas no Curso de Medicina da Ulbra é debatido com coordenação
Defesa

Aumento de vagas no Curso de Medicina da Ulbra é debatido com coordenação

Compartilhe

28/03/2023 14:52

Na manhã de terça-feira,28, o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, juntamente com a diretora do Metropolitano, Daniela Alba e o coordenador do Núcleo do Médico Empreendedor, Júlio Venzo, reuniu-se com o coordenador do Curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Marcelo Guerra, para averiguar o aumento de oferta das vagas de graduação em Medicina junto à instituição de ensino. De acordo com a coordenação, a oferta deve atingir, até 2028, um acréscimo de dois mil novos profissionais em formação na Faculdade e a contratação de, em média, mais 200 novos médicos docentes, sendo 70% destes contratos via CLT. 

A coordenação afirma que está abarcada em um plano de absorver as necessidades médicas da população que integra a 8ª Região (Vale do Caí e Metropolitana) da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde. Além disso, o aumento de ofertas está alicerçado em uma possível parceria entre a futura Umesa (Ulbra Medicina S/A) e a Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), que reorganizaria a saúde canoense em lotes formados pelos quadrantes regionais, que são compostos pelos bairros do Município.

Para o Simers, não há necessidade de mais faculdades e, sim, de fiscalização e disponibilidade de estrutura à melhor formação dos profissionais. “Mais importante do que abrir novos cursos de medicina, é necessário qualificar os já existentes, visto que algumas escolas criadas nos últimos anos não têm apresentado ensino adequado aos alunos e, dessa forma, é possível que os mesmos sejam liberados para o mercado, com formação deficitária”, disse o presidente do Simers ao coordenador do Curso de Medicina da Ulbra.

Tags: Ulbra Medicina Faculdades de Medicina

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política