Calouros da Univates participam de atividades do Trote Solidário
A Vida

Calouros da Univates participam de atividades do Trote Solidário

Compartilhe

24/03/2017 16:51

Trote Solidário em Lajeado
Diretoria do Núcleo Acadêmico e alunos da Univates realizam Trote Solidário em Lajeado. Foto: Fabrício Goulart
Cerca de 60 alunos do curso de Medicina do Centro Universitário Univates participaram, nesta sexta-feira (24), em Lajeado, da primeira atividade do Trote Solidário promovido pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS). A ação aconteceu no Hemovale, localizado no Hospital Bruno Born (HBB), e reuniu também familiares e amigos dos estudantes. A ação terá continuidade neste sábado (25), com a arrecadação de alimentos. O presidente do Núcleo Acadêmico SIMERS, Gustavo Pesenatto, explica que a atividade busca estimular a doação de sangue e é uma alternativa ao trote convencional. "Precisávamos mudar a forma de ingresso dos estudantes nos cursos de Medicina, deixando de lado a humilhação pela possibilidade de ajuda aos próprios futuros pacientes deles", diz. Essa é a 14ª edição do Trote Solidário, iniciado em 2008. Em 2016, o projeto contabilizou 832 bolsas de sangue, que beneficiou mais de 3,3 mil pessoas. Integrante da Diretoria do Núcleo Acadêmico, Juliana Ongaratto comemora os resultados obtidos nos últimos anos: "É uma ação muito importante que auxilia bastante a sociedade". Félix Arthur Bernardes (19), natural de Caibi, Santa Catarina, é um dos calouros participantes. Para ele, a ação é uma forma de contato com a própria atividade profissional. "Vamos lidar com vidas durante a profissão e é muito bom estarmos ligados já a isso. Acho também que as pessoas deveriam participar mais e estarem atentas à importância da doação", afirma.

Doação de alimentos

A iniciativa também contará com a arrecadação de alimentos não perecíveis neste sábado. Para isso, os estudantes serão divididos em escalas e se reunirão em três supermercados do município. "Os alunos estarão identificados com camisetas vermelhas e recolherão as doações das pessoas, nos carrinhos", explica Juliana Ongaratto. As atividades iniciam às 8h30min e seguem até as 17h30min. Todos os donativos serão depois encaminhados ao Banco de Alimentos do RS. No ano passado, o projeto contabilizou a arrecadação de 34,6 toneladas de alimentos. Supermercados envolvidos na arrecadação IMEC do Centro (Avenida Julio de Castilhos, 1157) IMEC do São Cristóvão (Avenida Alberto Pasqualini, 1760) STR do Centro (Avenida Bento Gonçalves, 639)

Conheça o projeto

O Trote Solidário será realizado em oito cidades gaúchas até o dia 8 de abril, envolvendo estudantes de Medicina de 14 universidades gaúchas. Em 2013, o projeto venceu o prêmio TOP Ser Humano RS, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). Já em 2014, o Trote Solidário arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil.
Tags: Trote Solidário Doação de sangue Doação de alimentos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política