Carta de Belo Horizonte divulga deliberações do Simpósio Nacional da Federação Médica Brasileira
Defesa

Carta de Belo Horizonte divulga deliberações do Simpósio Nacional da Federação Médica Brasileira

Compartilhe

06/05/2022 09:46

A Federação Médica Brasileira (FMB) realizou encontro nacional de sindicatos filiados, nos dias 21 e 22 de abril, em Minas Gerais. Após três dias de reuniões, mesas de definição do planejamento estratégico da entidade para a gestão 2022-2024 e diversas mesas de debates e palestras, o encontro reuniu diversas instituições, como Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e dezenas de sindicatos estaduais. Das discussões foram encaminhadas deliberações e propostas concretas à valorização e defesa do Médico, e na direção de avanços ao sistema de saúde brasileiro. Por unanimidade, foi aprovada a Carta de Belo Horizonte, contendo o conjunto de deliberações alcançadas no evento. O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) esteve representado pelo seu presidente, Marcos Rovinski, e pelo diretor-geral e coordenador do Núcleo de Pautas Nacionais, Fernando Uberti Machado.


“Nossa luta é justa e o simpósio mostrou a organização e a força da categoria. Saímos unidos do encontro e vamos buscar a valorização dos médicos e uma remuneração mais justa”, definiu Rovinski. O presidente do Simers  abordou as pautas desenvolvidas pelo Sindicato, como combater a violência contra os médicos, a campanha sobre o exercício ilegal da medicina e a atuação do Núcleo de Psiquiatria,  como projeto piloto de prevenção e intervenção precoce em agravos de saúde mental a médicos residentes no Rio Grande do Sul.

 

O secretário Jurídico da FMB, Fernando Uberti, afirmou o quanto é “visível o crescimento da Federação como Entidade nesses primeiros meses da Gestão 2021-2024. O processo está sendo muito bem conduzido, os vínculos estão bem mais próximos e está se aprofundando o que foi plantado nas gestões anteriores”, afirmou. 

 

O presidente da FMB, Tadeu Calheiros, falou sobre a dimensão crescente da entidade nacional nesse momento em que novos sindicatos se filiam à FMB. “Vamos chegar a um consenso de qual o valor do salário mínimo para o médico, para que possamos ir em busca de implantar a carreira nacional regionalizada a partir desse balizador e outras prerrogativas que garantam valorização e segurança funcional ao médico”.

 

“A FMB decolou”, com essa frase, o presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais e conselheiro da FMB, Jordani Campos Machado deu por encerrado o Simpósio A Carreira e o Piso Nacional do Médico, realizado nos dias 21 e 22 de abril em Belo Horizonte. “As unidades médicas, o movimento médico nacional está reunificado. Valeu pelo propósito, por estarmos reunidos em um feriadão, por termos tanta gente reunida aqui de vários setores médicos. Isso mostra o tamanho da credibilidade que nós temos. Não fazemos nada sozinho”, enfatizou Jordani Machado.

 

O evento é o primeiro realizado pela Gestão 2021-2024 da Federação Médica Brasileira. Representantes de diversas entidades médicas nacionais e estaduais, representações estudantis e do Ministério da Saúde participaram ativamente dos debates.

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política