CEREM-RS aprova projeto liderado pelo Simers com foco na prevenção em saúde mental a médicos residentes
Médico

CEREM-RS aprova projeto liderado pelo Simers com foco na prevenção em saúde mental a médicos residentes

Compartilhe

10/05/2023 14:34

 

A Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM-RS) aprovou projeto que tem como foco a prevenção de agravos em saúde mental entre médicos residentes no Rio Grande do Sul, o +Mais Saúde na Residência, elaborado por Grupo Técnico que contou com a coordenação do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio do seu Núcleo de Psiquiatria (NuPsiq – Simers). Trata-se de um desdobramento de amplo questionário realizado pelo Simers, em 2020, para avaliar o impacto psiquiátrico da pandemia entre médicos e estudantes de Medicina no estado, e a posterior criação do SIM MENTAL, plataforma de atendimentos psiquiátricos especializados a médicos associados.

“Há dois anos realizamos um levantamento para avaliarmos o impacto psiquiátrico da pandemia sobre médicos e estudantes de Medicina no RS. Os resultados foram impactantes e a partir disso definimos pela criação de uma plataforma para atendimento em saúde mental dos nossos médicos e associados: O SIM MENTAL. Entretanto, concluímos que isso não era suficiente e a partir daí, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) que desenvolveu o projeto +Saúde na Residência”, observa o diretor-geral e coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Simers, Fernando Uberti.

Também compuseram o GT o Conselho Regional de Medicina (Cremers), Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrig), Associação do Médicos Residentes do Rio Grande do Sul, pesquisadores nacionais com experiência na temática, Departamento de Saúde Mental da PUC-RS, entre outros. “Nosso objetivo é iniciarmos pelo que já é consenso: atuar na prevenção e redução do estigma quanto à doença mental, aproximando os residentes, os preceptores e os programas de informação de um debate mais aberto e aprofundado sobre a importância da saúde mental em nossos ambientes de formação. Em paralelo, esse projeto pretende contribuir para a redução de fatores predisponentes aos agravos em saúde mental nos campos de prática em formação de especialistas. Prevenir e identificar riscos é o caminho mais consistente para mudarmos esse cenário”, destaca Fernando, acrescentando que esta é uma das maneiras mais efetivas de nos lembrarmos com carinho e respeito de tantas pessoas queridas que já não estão mais conosco.

Tags: Médicos Medicina Médicos residentes Residentes

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política