Chefe da Casa Militar recebe Simers para tratar sobre transporte de órgãos para transplante
A Vida

Chefe da Casa Militar recebe Simers para tratar sobre transporte de órgãos para transplante

Compartilhe

22/12/2020 00:00


O presidente do Simers, Marcelo Matias e o vice-presidente, Marcos Rovinski, estiveram reunidos com o chefe da Casa Militar, Coronel Júlio César Rocha Lopes, nesta segunda-feira (21), para tratar sobre a possível cessão de aviões apreendidos pela Polícia Federal. A intenção é de que as aeronaves sejam utilizadas para o transporte de órgãos para transplante. “Muitas vidas estão sendo perdidas porque não há agilidade na busca de órgãos. Os doadores, muitas vezes, se encontram em cidades e regiões distantes de onde será feito o transplante”, afirmou o presidente do Simers.

O chefe da Casa Militar, Coronel Júlio César Rocha Lopes, foi sensível ao apelo do presidente Matias, reconhecendo a necessidade e benefício que traria uma aeronave destinada para a causa dos transplantes de órgãos.

Matias explicou que, durante o ano de 2020, foram divulgadas notícias de apreensões de aeronaves pela PF que eram usadas para o tráfico de drogas, armas, entre outros crimes. O Coronel Rocha Lopes garantiu que vai atrás das informações com as autoridades competentes em níveis estadual e federal para verificar quais as condições e especificações técnicas para que a cessão possa ser realizada.

De acordo com autoridades da Polícia Federal, três aeronaves foram apreendidas no âmbito da operação Narcos: o King Air C90 PT (IYN), que poderia ser utilizado em aeroportos regionais gaúchos/interior. Além disso, a aeronave modelo RV-10 PR (ZAJ) foi cedida ao governo do Tocantins recentemente, em atenção a um pedido da PGE daquele estado, visando o combate à Covid-19. Por fim, o modelo Baron BE58 (PT-OCR) também está constrito por ordem judicial.  O deputado estadual, Eric Lins, acompanhou a reunião.

Tags: Transplante de órgãos doação de órgãos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política