Contratação de médicos intercambistas é tema de reunião na Cosmam
Defesa

Contratação de médicos intercambistas é tema de reunião na Cosmam

Compartilhe

20/04/2023 11:22


O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, participou de reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (CMPA), na manhã desta terça-feira, 18. Na pauta: Contratação de médicos intercambistas. O encontro aconteceu no dia em que o Governo Federal divulgou edital com o total de contratação  de profissionais para o programa Mais Médicos.

 

O presidente da entidade médica, questionou como temas como esse ainda são discutidos: “Em 1931, um grupo de médicos se reuniu para criar o Sindicato Médico e rever questões como o ensino acadêmico e o exercício da profissão. É impressionante que 92 anos depois, ainda se discuta esse tema e precisar rever a importância de uma qualificação profissional para o médico. O exame de revalidação é necessário em qualquer outro país”, ressalta.

 

A Vereadora Mônica Leal destacou que mesmo com a contratação de cerca de 15 mil profissionais em todo o país, o problema de saúde pública permanecerá, principalmente pela necessidade de adaptação desses profissionais com o idioma. Durante o encontro, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Carlos Sparta, também destacou a questão dos médicos fronteiriços, que podem atuar nas cidades como Santana do Livramento e Uruguaiana, e que em muitos casos revelam o despreparo dos profissionais.


Participaram da reunião representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), vereadores que compõem a comissão, e o secretário municipal de saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta.

Tags: Médicos Medicina Câmara Municipal de Porto Alegre COSMAM

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política