Contratos dos traumatologistas dos hospitais de Torres e Capão da Canoa é pauta de agenda do Simers com a Aesc
Defesa

Contratos dos traumatologistas dos hospitais de Torres e Capão da Canoa é pauta de agenda do Simers com a Aesc

Compartilhe

05/05/2023 13:41

O impasse na situação dos médicos traumatologistas que atuam no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, e no Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, levou o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) a buscar esclarecimentos junto à gestão da Associação Educadora São Carlos (Aesc), mantenedora das instituições. A reunião on-line aconteceu nesta quinta-feira, 4, com a participação da diretora do Simers, Gabriela Schuster, e o gerente executivo da Aesc, Samuel Meoti.

Na oportunidade, o representante da Associação — que também é responsável pela gestão dos hospitais Mãe de Deus e Santa Ana, na Capital — garantiu que buscará um alinhamento com a nova empresa a ser contratada para prestar os serviços, a fim de preservar os direitos previstos nos contratos dos profissionais. No final de março, os dez especialistas foram informados sobre a mudança na forma de contratação, com um prazo de 20 dias para a adaptação à nova modalidade. O que significaria a rescisão dos atuais contratos individuais de pessoa jurídica e a transição para uma única empresa terceirizadora.

De acordo com Gabriela, a medida gerou muita insegurança. “Os médicos estão preocupados com o novo formato de contrato e com o futuro junto aos hospitais, uma vez que já estão estabelecidos nos municípios e dependem do hospital para trabalhar. E o Simers volta os olhos para a precarização do trabalho, o que reflete na assistência aos moradores do Litoral Norte. Por isso, vamos continuar acompanhando a pauta e estamos à disposição para amenizar os impactos dessa decisão sobre os profissionais”, disse a diretora do Sindicato.

Hospitais do Litoral

Em Capão da Canoa, o Hospital Santa Luzia conta com 101 leitos e mais de 90% dos atendimentos voltados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Já em Torres, o Nossa Senhora do Navegantes é o único hospital em um raio de 50 quilômetros, referência para os municípios da microrregião. São 70 leitos que atendem o SUS, em sua maioria.

Tags: Traumatologistas Torres Capão da Canoa Aesc

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política