Crise na Saúde de Canoas: Pediatras da UPA Rio Branco pedem demissão em massa e Simers quer que a gestão municipal garanta retaguarda para os casos graves
Defesa

Crise na Saúde de Canoas: Pediatras da UPA Rio Branco pedem demissão em massa e Simers quer que a gestão municipal garanta retaguarda para os casos graves

Compartilhe

08/06/2022 18:35

 

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) alerta que, a partir das 19h desta quarta-feira, 8, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rio Branco, em Canoas, não terá mais atendimento pediátrico. Os médicos pediram demissão em massa, devido à falta de retaguarda para o encaminhamento dos pacientes graves que chegam ao local. 
O Simers esteve na UPA e conversou com a direção técnica, as duas pediatras que ainda cumpriam o plantão e com representantes da gestão, hoje realizada pela Biogesp (Associação de Gestão e Execução de Serviços Públicos e Sociais). Segundo as informações obtidas, não é possível manter a assistência sem poder contar a emergência pediátrica do Hospital Universitário, onde os pediatras também pediram demissão devido à falta de medicamentos e insumos. 

"Ouvimos da Biogesp que a Emergência Pediátrica da UPA Boqueirão está 85% acima da sua capacidade de assistência. Portanto, como os profissionais vão garantir um atendimento com qualidade e segurança em tais condições e sem ter para onde encaminhar os casos graves?", reforça a diretora do Simers, Anice Metzdorf. 
A dirigente ressalta que é fundamental a Prefeitura de Canoas garantir a retaguarda para os pequenos pacientes e, dessa forma, promover as condições para que os médicos possam exercer as suas funções e evitar que ocorra o mesmo esvaziamento de pediatras na UPA Boqueirão, a única que restou com assistência em Emergência Pediátrica para os canoenses. 

“Sem uma ação concreta dos gestores da Saúde, o município com a segunda maior arrecadação do Estado corre sérios riscos de ficar sem nenhum local para o atendimento em Emergência Pediátrica", reforça Anice.

Tags: Canoas Pediatras UPA Rio Branco

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política