Crise na Saúde em Canoas: entidades se unem por intervenção do Estado
Defesa

Crise na Saúde em Canoas: entidades se unem por intervenção do Estado

Compartilhe

25/11/2022 10:59

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), em conjunto com a subseção de Canoas da OAB, Amrigs, Cremers e Coren, iniciou um movimento objetivando ações imediatas que amenizem, em um primeiro momento, e ajudem a resolver, em médio e longo prazo, o grave problema que atinge a Saúde no município de Canoas, na Região Metropolitana. Para tanto, foi realizada reunião, na noite da última quarta-feira, 24, na sede da Amrigs com representantes de todas as entidades envolvidas.


“Algo tem de ser feito e de forma rápida”, sustenta o vice-presidente do Simers, Marcelo Matias. Ele concorda e apoia a iniciativa da OAB de Canoas que sugere representação ao Ministério Público contra o descaso e os desmandos no comando da saúde pública em Canoas. Matias afirmou durante a reunião que o grande objetivo a ser perseguido é a melhora na assistência de Saúde no Município e, se para ser atingido isso for necessário a cassação pelo SUS do regime de gestão plena da saúde pela prefeitura de Canoas, passando essa responsabilidade para o Estado, que se faça.

As entidades médicas presentes no encontro, bem como a OAB e o Coren, também criticaram fortemente a política de terceirização da gestão da saúde pública pela prefeitura de Canoas, cidade que é referência no setor para mais de 130 municípios gaúchos. Devido a essa má gestão, milhares de casos do município acabam lotando hospitais da capital gaúcha. Relataram, também, que a situação chegou a um ponto insuportável, com a Prefeitura tendo uma imensa dívida com médicos, e gerando um clima de grande risco para os cidadãos que procuram atendimento nos hospitais e postos de saúde do município. 

Durante a reunião, os representantes da OAB propuseram o apoio das entidades médicas e endosso das mesmas a uma representação a ser apresentada junto aos Ministérios Públicos Federal e Estadual, de Contas e à Polícia Federal, relatando as graves situações levantadas. 

Estiveram presentes no encontro pela Amrigs, o presidente Gerson Junqueira Jr., e o vice-presidente, Paulo Morassutti; o vice-presidente do Simers, Marcelo Matias; o tesoureiro do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, José Fossari; e o coordenador de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Antônio Ricardo da Silva. Representando a secccional da OAB de Canoas estiveram a presidente, Ana Maria Mattielo; o vice-presidente, Jaime Valverdu; e o presidente da Comissão de Saúde, Lucas 
Lazzaretti.

Tags: Medicina Médicos Canoas

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política