Crise no IPE Saúde: Simers solicita reunião com o governador Eduardo Leite
Defesa

Crise no IPE Saúde: Simers solicita reunião com o governador Eduardo Leite

Compartilhe

25/05/2023 17:04

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, solicitou reunião com o governador Eduardo Leite. Ele pretende abordar o Projeto de Lei Complementar (PLC) 259/2023 de reestruturação do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE Saúde), que se encontra em tramitação na Assembleia Legislativa. O chefe do Executivo gaúcho concordou em receber o dirigente. O diálogo ocorreu durante evento no Centro das Indústrias, no final da manhã desta quinta-feira, 25.

“Hoje faz 45 dias que iniciamos uma mobilização histórica pela valorização dos médicos credenciados ao Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS (IPE-Saúde)”, contabiliza o presidente Rovinski. “Queremos uma posição do Governo quanto a reverter o congelamento de 12 anos nos honorários médicos e de procedimentos hospitalares, uma defasagem que reflete na desvalorização da categoria e vem resultando no desinteresse dos médicos em continuar atendendo pelo plano. O PL que tramita no Parlamento gaúcho não apresenta nada referente à real necessidade da categoria”, enfatiza Rovinski. 

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na terça-feira, 23, os profissionais definiram, por unanimidade, pela manutenção da paralisação. Além disso, as entidades médicas: Simers, Conselho Regional de Medicina (Cremers) e Associação Médica do RS (Amrigs) estão convocando os profissionais para optarem pelo licenciamento. No dia 10 de abril, os médicos credenciados ao IPE Saúde deflagraram uma paralisação, mantendo os atendimentos de urgência e emergência. Hoje, cerca de 6,5 mil médicos fazem parte do plano com mais de um milhão de usuários, considerado o segundo maior do Estado.   

Marcos Rovinski e Eduardo Leite estiveram juntos no evento promovido pelo Jornal do Comercio, que celebrou os seus 90 anos, o Dia da Indústria e culminou com a entrega do Prêmio Destaques do Ano, que homenageou empresas e entidades de todo o Estado.

Tags: Medicina Médicos IPERGS IPE-Saúde

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política