Crise no IPE-Saúde: Simers realiza segunda rodada de assembleias regionalizadas
Defesa

Crise no IPE-Saúde: Simers realiza segunda rodada de assembleias regionalizadas

Compartilhe

20/03/2023 14:53

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) retoma nesta semana a série de reuniões deliberativas acerca da grave crise do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE-Saúde). Os encontros têm servido para apresentar a situação da autarquia, que desde 2011 não reajusta os honorários por procedimentos hospitalares pagos aos médicos, a união com outras entidades médicas (Amrigs e Cremers), contatos com o governador e secretários estaduais e ouvir os relatos e sugestões. Além disso, aguarda proposta de reestruturação do Instituto prometida pelo Governo às entidades até 31 de março.

 

“A crise no IPE-Saúde está impactando diretamente mais de sete mil profissionais que prestam serviço à instituição, o que representa cerca de 20% do total de médicos no Estado. Mobilizamos a categoria para juntos enfrentarmos e pressionarmos o Governo por uma solução”, afirma o diretor do Interior do Simers, Luiz Alberto Grossi.

 

O passivo do IPE-Saúde é de R$ 150 milhões. Para evitar que aumente e encontrar alternativas para o futuro do Instituto, o Governo estadual montou um grupo de trabalho para tratar de questões que envolvem contribuições dos segurados e dependentes, até a necessidade de repactuação dos contratos de prestação de serviços entre médicos e o IPE Saúde. 

 

“O nosso propósito é o de salvar e fortalecer o IPE, com médicos valorizados, remuneração justa, e uma assistência de qualidade aos usuários. Sem o reajuste dos honorários, temos acompanhado a intenção dos colegas de se descredenciarem”, afirma o presidente do Simers, Marcos Rovinski. “A situação está insustentável e a mobilização da categoria e sociedade é a forma que temos para sensibilizar o Governo. Todos sabemos que sem médicos, não existe o IPE Saúde”, completa.

 

Confira a agenda das Assembleias desta semana:

21/03 - Litoral Norte (online)
21/03 - Rosário do Sul (online)
22/03 - Venâncio Aires (Auditório da Unimed VTRP)
22/03 - Bagé (online e no auditório da Santa Casa)
23/03 - Cruz Alta (R. Gen. Osório, 890)
23/03 - São Gabriel (online)

Tags: Médicos Medicina IPERGS médicos IPE

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política