Dia do médico: entre lutas e conquistas
Médico

Dia do médico: entre lutas e conquistas

Compartilhe

18/10/2022 10:50

Dia do médico: entre lutas e conquistas

 

Marcos Rovinski

 

A existência do médico remonta às civilizações antigas. A evolução humana é também uma história do progresso da medicina e os nossos avanços podem ser medidos pelo melhoramento da nossa capacidade de cuidar das pessoas. A prática médica segue em constante evolução, tanto cientificamente quanto das próprias condições de exercício de nossa profissão. Mas, apesar de tantos avanços, neste dia do médico, ainda temos muito a progredir, especialmente aqui no Brasil.

 

A busca pela valorização da classe médica e pelo respeito ao ato médico, que pressupõe o exercício legal da medicina, ainda é uma necessidade constante. Não se pode retroceder nem se distrair nessa vigília, o que temos feito com zelo. Cada vez mais, precisamos estar atentos à qualidade da formação dos nossos profissionais, no que tange aos diplomas obtidos no exterior, com o Revalida, bem como das faculdades de medicina que temos. Não basta termos médicos em grande quantidade: precisamos de profissionais que atendam aos altos padrões de qualidade que o desafiador cenário da saúde no Brasil exige.

 

Se há tanto a avançar, é certo que temos conquistas a celebrar. O Programa Médicos pelo Brasil já se configura como um embrião para um plano de carreira médica no qual estão previstas as condições de trabalho, segurança e remuneração adequadas para os profissionais, através de um projeto mais fidedigno para essa carreira de Estado. É um começo que parece promissor, uma proposta que ainda merece ser lapidada, mas que aponta para um futuro melhor.

 

Neste 18 de outubro, o Simers ainda oferece outra contribuição fundamental para os médicos brasileiros. Estamos entregando oficialmente ao Congresso Nacional uma proposta de Projeto de Lei que dispõe sobre a segurança dos contratos firmados via pessoa jurídica. Esse é um passo fundamental para a proteção dos médicos e a garantia das condições de trabalho necessárias para o bom exercício da medicina. As lutas são muitas, mas sabemos que todas elas valem a pena se o objetivo final for salvar vidas. Essa é a nossa missão.

 

Presidente do Simers

 

(Artigo publicado na edição de Zero Hora, nesta terça-feira, 18/10)

Tags: Médicos Medicina Dia do Médico

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política