Direção do Simers se reúne com presidente da Sociedade de Oftalmologia do RS para tratarem de ações conjuntas
Defesa

Direção do Simers se reúne com presidente da Sociedade de Oftalmologia do RS para tratarem de ações conjuntas

Compartilhe

16/05/2022 17:22

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, recebeu nesta segunda-feira, 16, o presidente da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul, Marcos Brunstein. Na pauta da reunião, a ação dos optometristas quando atendem clientes e prescrevem lentes de grau sem serem oftalmologistas. “Esta ação configura-se em exercício ilegal da profissão e coloca em risco a saúde da população quando atuam realizando ações exclusivas de médicos sem terem habilitação para tal”, advertiu o presidente do Simers, Marcos Rovinski. 

Diante destes casos que se verificam no Estado e no Brasil, o Simers não medirá esforços em agir em conjunto com a Sociedade de Oftalmologia para coibir a ação irregular buscando a parceria do poder público e agentes de fiscalização de saúde. A reunião teve a participação, on line, de Brasília, de assessores jurídicos que atuam junto a Sociedade de Oftalmologia e que destacam a necessidade de ações estruturadas para coibir o exercício ilegal da profissão médica.

A legislação vigente no Brasil é clara quando veda às casas de ótica de confeccionar e vender lentes de grau sem prescrição médica, bem como instalar consultórios médicos nas dependências dos seus estabelecimentos fazendo a chamada venda casada. Integraram a reunião, as médicas Anice Metzdorf e Mônica Berg que coordenam o núcleo de combate ao exercício ilegal da medicina.

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política