Diretor-geral do Simers participa de evento da OAB/RS e defende cooperação entre instituições para construir soluções em Saúde
Defesa

Diretor-geral do Simers participa de evento da OAB/RS e defende cooperação entre instituições para construir soluções em Saúde

Compartilhe

02/12/2022 09:48

 

O diretor-geral do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e coordenador do Núcleo de Psiquiatria da entidade, Fernando Uberti, participou de mesa redonda com o tema Cooperação público-privada em Saúde, durante a II Conferência Estadual do Direito à Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), nesta quarta-feira, 30, na OAB Cubo, em PortoAlegre. O evento debateu importantes temas relativos à Saúde no estado e país, e suas interfaces com o âmbito jurídico.


Em sua fala, Uberti relatou projetos e ações do Simers na defesa dos médicos e da Saúde, e sobretudo a mudança de modelo de representatividade empreendida pela atual gestão. “Entendemos que o modelo representativo meramente corporativo está esgotado, que hoje precisamos atuar com grande articulação interinstitucional, para construir soluções em saúde. E garantiremos prerrogativas, vitórias e avanços justos aos médicos dentro desse cenário mais amplo”. Como exemplo dessa união de forças, ele citou o trabalho desenvolvido pelo Simers na Frente Estadual em Defesa da Santa Casa de Rio Grande. A iniciativa foi instituída pelo Simers em maio deste ano, ao lado de dezenas de entidades e instituições com peso local, regional e estadual, para elaboração de um plano de ação que garantisse sustentabilidade financeira emergencial e estrutural ao maior Complexo Hospitalar da metade sul do Estado.

 

“Está sendo um grande desafio, mas também uma experiência simbólica desse novo modelo, mais moderno, resolutivo e efetivo, tanto aos nossos representados quanto à sociedade”. Fernando também citou a iniciativa do Simers em estabelecer Termos de Parceria Institucional com diferentes instituições, como a Associação dos Juízes do RS (Ajuris), OAB/RS, Ministério Público Estadual (MP-RS), Defensoria Pública Estadual (DPE-RS), Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) e o Conselho Regional de Odontologia (CRO-RS). “Estamos ampliando nosso leque de ação por meio da complementaridade de disponibilidades e intenções com diferentes entidades. Redução da judicialização em Saúde, combate ao exercício ilegal da Medicina e à redução de leitos psiquiátricos, rediscussão do sistema de saúde e tantos outros temas são possibilidades de atuação conjunta e com mais intensidade, em beneficío da Medicina, da Saúde e dos gaúchos”.

Tags: Médicos Medicina

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política