Diretor-Geral do Simers se reúne com secretária estadual da Saúde e apresenta demandas da categoria para a assistência em saúde mental no RS
Defesa

Diretor-Geral do Simers se reúne com secretária estadual da Saúde e apresenta demandas da categoria para a assistência em saúde mental no RS

Compartilhe

20/04/2022 17:07

O resultado do mapeamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) existentes no Rio Grande do Sul, realizado pelo Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), uma proposta de carreira estadual específica aos médicos psiquiatras, modernização da legislação estadual sobre assistência em saúde mental, expansão e qualificação do Hospital Psiquiátrico São Pedro, estratégias de enfrentamento para a demanda de atendimentos com Transtorno do Espetro Autista, campanha contra exercício ilegal da medicina. Esses foram os principais temas abordados por Uberti na reunião com a Secretária Estadual de Saúde (SES/RS), Arita Bergmann. O encontro foi realizado na tarde desta terça-feira, 19, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre, e viabilizado pelo Deputado Estadual e médico Thiago Duarte.

“São inúmeras pautas que denotam, de um lado o tamanho do problema que vivemos em assistência psiquiátrica no estado e no país. De outro, a intensidade e abrangência do NuPsiq-Simers, que está com múltiplas frentes de ação e projetos, desde a expansão da assistência ambulatorial e hospitalar na área, passando pela instituição de uma carreira específica a Psiquiatras no estado, até a inserção de novos fármacos na lista de medicamentos psiquiátricos hoje ofertados pelo SUS”, destacou Fernando Uberti.

A Secretária Estadual da Saúde debateu possíveis ações imediatas e estruturais às pautas  apresentadas, definindo realização de novas reuniões, para avaliação periódica de avanços a novas propostas que qualifiquem a assistência em saúde mental e proporcionem valorização e reconhecimento aos profissionais da área.

Também participaram da reunião a secretária-adjunta da SES, Ana Costa, e assessores técnicos da pasta; o deputado estadual Thiago Duarte, e as assessorias Política e Jurídica do Simers.

Tags: Médicos Medicina Secretaria Estadual da Saúde (SES)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política