Sindicato Médico do Rio Grande do Sul - Simers
A Luta

Em assembleia permanente, médicos de Alvorada expõem descaso com saúde

13/05/2016 17:46

160511-Municiparios-Alvorada-SIMERS-Credito-LetíciaHeinzelmann-1
Municipários relataram péssimas condições em reunião no SIMERS
Os médicos municipários de Alvorada seguem em assembleia permanente, na luta por melhorias nas condições de trabalho e, consequentemente, no atendimento à população. Com salários defasados, eles ainda enfrentam problemas estruturais, falta de materiais básicos e condições insalubres nos postos da cidade. Em reunião no Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, na última quarta-feira (11), o diretor Jorge Eltz relatou reunião com o Ministério Público Federal sobre a questão. “Foi explicitada a precarização da função médica, pedida valorização da profissão e o fim das terceirizações. O MP mostrou sensibilidade”, disse aos médicos.

Condições insalubres

Cerca de uma dezena de médicos presentes relatou que já faltam receituários, citou aparelhos que estragam e nunca são consertados, e que é frequente os postos de Alvorada não contarem com itens como luvas ou papel higiênico. “Levei lençóis descartáveis do meu consultório particular, para que as pacientes não precisem deitar diretamente sobre a maca durante os exames”, contou uma ginecologista. Como o SIMERS já havia flagrado em visitas às unidades da cidade, a desinsetização e desratização não estão em dia e, especialmente no PAM 8, há proliferação de animais. Os profissionais também informaram sobre boatos de transferência para a UPA, cuja obra foi finalizada em 2014. Porém, o Sindicato verificou que o prédio segue vazio, com mato tomando conta ao redor. O SIMERS seguirá buscando junto à prefeitura de Alvorada garantias para o trabalho com dignidade, além de um plano de carreira para os profissionais. Os médicos têm nova reunião na sede da entidade agendada para 25 de maio, às 19h.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política
SEGUROS