Em sessão Solene a Câmara Municipal de Porto Alegre homenageia o Trote Solidário do Simers
Medicina

Em sessão Solene a Câmara Municipal de Porto Alegre homenageia o Trote Solidário do Simers

Compartilhe

15/07/2022 21:15

O Trote Solidário realizado pelo Núcleo Acadêmico Simers (NAS), do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), foi homenageado pela Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA) com o Diploma de Honra ao Mérito Mérito. A sessão Solene foi realizada nesta sexta-feira, 15, no Plenário Ana Terra. A proposição foi da vereadora Cláudia Araújo em decorrência do relevante trabalho social prestado, através da iniciativa que promove a solidariedade no ambiente acadêmico.

O Diploma foi entregue ao presidente do Simers, Marcos Rovinski e ao presidente do Núcleo Acadêmico da entidade, Gustavo Pizutti.  Na oportunidade, Rovinski lembrou da época em que falar em "trote" nas faculdades era algo pejorativo, ao  destacar que  "o Simers e seu Núcleo Acadêmico criaram o Trote Solidário em 2008, com o objetivo de unir esforços para o bem, incentivar os estudantes à prática de ações sociais, ajudando o próximo, ao invés de aplicar trotes violentos. Ressaltando a importância do olhar para o próximo, o presidente do Simers agradeceu os estudantes de medicina pelo incansável trabalho que realizam, através  dessa iniciativa, reconhecida pelo diferencial histórico na recepção de novos estudantes”, enfatizou.

 

“O Trote Solidário, criado em 2008 pelo Simers e pelo NAS, apresenta excelentes resultados em seus objetivos de combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários, dando lugar para ações de caráter social”, afirma Cláudia Araújo. A parlamentar observa que desde que vem sendo realizado, o Trote Solidário já garantiu a arrecadação de alimentos para mais de 625 mil pessoas. As arrecadações são destinadas ao Banco de Alimentos, que busca combater a fome, levando mais alimento, saúde e segurança alimentar às pessoas que precisam. Desde janeiro de 2022 o NAS, que faz parte das políticas estratégicas da entidade médica, já arrecadou cerca de 25 toneladas de alimentos em campanhas junto a médicos e estudantes.

 

O secretário da Saúde de Porto Alegre, em exercício,  Richard Dias, e os vereadores Ramiro Rosário e César Schirmer, prestigiaram o ato solene, que também contou com a participação da representante do Banco de Alimentos, Lucelene Navarro, de  representantes do Instituto do Câncer Infantil, diretores e assessores do Núcleo Acadêmico Simers, do Núcleo de Jovens Médicos, colaboradores e parceiros da entidade.  O secretário da Saúde da Capital gaúcha, Mauro Sparta, enviou um vídeo para parabenizar a entidade médica pelo trabalho solidário,  reforçar sua  admiração pela Trote Solidário e exaltar a iniciativa do Legislativo Municipal. Não podendo estar presente por compromisso profissionais fora do estado, o diretor de Políticas Estratégicas do Simers, Vinícius de Souza,  coordenador dos Núcleos do Sindicato Médico e do projeto do Trote Solidário, enviou mensagem  de  agradecimentos pela distinção e salientou que "o Diploma de Honra ao Mérito ao Trote Solidário é  o reconhecimento ao trabalho e exemplo social que os médicos do futuro  realizam no presente".

 

O TROTE SOLIDÁRIO

O Trote Solidário é um evento realizado semestralmente, no início de cada ano letivo envolvendo novos alunos das faculdades de medicina. A ação é realizada através da diretoria e integrantes do Núcleo Acadêmico Simers, há quase 15 anos, com o propósito de arrecadar donativos em favor de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. No decorrer da sua história, o Trote Solidário ampliou o número de arrecadações de alimentos, de roupas, livros e de doações de sangue. A iniciativa é destaque, inspirou muitas faculdades e  já venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano no Estado, promovido pela ABRH-RS (Associação Brasileira de Recursos Humanos). No ano seguinte, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil. Para a primeira edição de 2022, estão previstas reuniões e atividades em parceria com todas as 20 universidades de Medicina do Estado. O Trote solidário chega a sua 21ª edição fortalecendo as parcerias com Banco de Alimentos, Banco de Livros, Fleming e Instituto do Câncer Infantil. A perspectiva é de impactar e envolver mais de dois mil acadêmicos, superando edições anteriores.

Contribuir com diversos fatores, principalmente a integração dos alunos com a atividade social, tão importante para o crescimento pessoal e profissional destes jovens estudantes, estão no DNA do Trote Solidário. O projeto conta com a participação das universidades UFCSPA, UFRGS, PUCRS, Ulbra, Univates, UCS, UPF, IMED, UFFS, Feevale e Unisinos, e tudo isso faz a diferença para diversas cidades do Estado do Rio Grande do Sul.

Tags: Trote Solidário Ação solidária Ação voluntária Estudantes de Medicina Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul Banco de sangue Faculdades de Medicina

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política