Encontro com os candidatos: Melo debate temas da saúde no SIMERS
A Luta

Encontro com os candidatos: Melo debate temas da saúde no SIMERS

Compartilhe

15/10/2016 00:00

encontro-melo-simers
Maria Rita e Sebastião Melo no encontro realizado no SIMERS. Foto: Camila Ferro/SIMERS

Em continuidade à campanha Desejos para Saúde, lançada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) em julho deste ano, a entidade promoveu, nesta sexta-feira (14), no auditório de sua sede na Capital, a segunda etapa do evento "Encontro com os Candidatos", que buscou reunir os postulantes ao cargo de prefeito em Porto Alegre. O participante foi o candidato Sebastião Melo (PMDB), atual vice-prefeito da cidade, que falou sobre algumas das principais reivindicações da categoria médica.

Na abertura do evento, a vice-presidente do SIMERS, Maria Rita de Assis Brasil, recepcionou o candidato e ressaltou que o encontro finalizava uma iniciativa bem-sucedida, que teve como objetivo ouvir a população gaúcha sobre seus desejos para o segmento. "Este encontro é uma síntese do que já havia sido apresentado no final da campanha e reflete uma tradição do Sindicato em épocas eleitorais. Nossos desejos são nossas pautas. Sabemos o que queremos, mas temos pouco reconhecimento e direitos e alguns gestores acham que valemos pouco", afirmou.

A seguir, Melo agradeceu o convite da entidade para o debate e afirmou que, caso seja eleito, vai provocar mudanças na Secretaria Municipal da Saúde (SMS). "Não vou nomear um secretário da saúde da minha cabeça. Vou conversar com todos vocês. Quero escolher alguém que tenha muito diálogo e que seja do ramo". Melo disse ainda que é preciso melhorar a gestão na saúde e ela envolve diversos temas, entre eles a informatização do setor. Destacou que deseja dar atenção especial à saúde mental, investir no programa Melhor em Casa e promover uma reforma no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), orçado atualmente em R$ 30 milhões.

O candidato afirmou ainda que pretende formar uma parceria para gerir o Hospital Parque Belém e dar melhores condições ao Hospital Porto Alegre. Segundo ele, as duas instituições são importantes para desafogar o sistema de leitos na Capital. "Temos desafios enormes no âmbito da saúde e essa lógica de transferir responsabilidades aos municípios chegou ao seu limite.

A seguir, a diretora do SIMERS, Clarissa Bassin, apresentou ao candidato as perguntas formuladas por médicos participantes do encontro. A seguir, algumas das respostas de Melo para os seguintes temas:

LAA (Licença Aguardando Aposentadoria)

"Não tenho uma solução pronta para isso. Ela é uma questão muito importante para vocês, médicos, para ainda mais para aquele que precisa da saúde. Não é um assunto que se resolve em dois meses".

Novo secretário da saúde

"As secretarias precisam ter secretários que dialoguem com suas áreas. Secretário meu que não tem diálogo não entra no governo. Vou dialogar com várias entidades da área e podem surgir vários nomes".

Serviço de Verificação de Óbito (SVO)

"A Prefeitura já está sofrendo com a falta de recursos. É um tema que precisa ser enfrentado e acredito, talvez, que uma saída fosse a criação de uma central metropolitana para esse serviço".

Mais Médicos

"Sou parceiro para encontrar uma solução, mas não podemos ficar sem médico lá na vila. Não há saúde sem médico".

Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF)

"Essa matéria ainda está sub judice, mas o cidadão quer ser atendido. Esse assunto não se resolve por uma vontade unilateral. Entendo que há um bom problema a ser resolvido".

Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV)

"Há muitas distorções na Prefeitura, criadas pelos vereadores e pelos próprios prefeitos. Passamos dois ou três anos discutindo um plano de carreira. Ele não pode ser feito pelo gestor, e sim junto com os funcionários. Acredito que deveríamos criar um plano 'extinção' para trás e criar outro para frente, pois as distorções são enormes. É preciso um plano de carreira para os médicos".

* Encontro com os Candidatos

O primeiro encontro ocorreu no dia 05 de setembro, no Hotel Deville, e contou com a presença de seis dos oito candidatos no primeiro turno. A segunda etapa havia programado um encontro com o candidato Nelson Marchezan Júnior (PSDB), o outro participante da eleição no segundo turno, no dia 13 de outubro. No entanto, o evento foi cancelado a pedido do candidato.

Tags: eleições 2016 Campanha Desejos para Saúde

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política