Entidades gaúchas se unem para criação da Frente Pró-Saúde RS
Defesa

Entidades gaúchas se unem para criação da Frente Pró-Saúde RS

Compartilhe

12/01/2023 15:41


Entidades da área da saúde se reuniram na manhã desta quinta-feira, 12, na sede do Cremers, em Porto Alegre, onde firmaram acordo para a criação da Frente Pró-Saúde RS. O objetivo da Frente é definir pautas convergentes dos órgãos e estabelecer ações para qualificar o atendimento em saúde no Rio Grande do Sul.


Integram o grupo Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Federação RS - Santas Casas e Hospitais Sem Fins Lucrativos (FederaçãoRS), Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul), e Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers).

 

“Unir nossas vozes, conhecimento e forças é um importante avanço para buscarmos medidas mais eficazes para o controle de gestão e custeio da saúde em nosso estado”, destaca o vice-presidente da Amrigs, Paulo Morassutti.

 

O presidente do Cremers, Carlos Sparta, explica como irá funcionar o trabalho: “Faremos um diagnóstico do cenário, o que pode ser melhorado, levando pautas para discussão junto a parlamentares e autoridades dos governos Estadual e Federal”, afirma.

 

A integração das pautas de médicos e estabelecimentos de saúde demonstra a preocupação e a essencialidade do setor no Rio Grande do Sul. "Hospitais e Médicos unidos certamente fortalecem e enriquecem o acesso à saúde dos gaúchos. Por isso, a importância da criação desta Frente, em prol das pautas convergentes das nossas Entidades", cita Luciney Bohrer, presidente da Federação RS.

 

Conforme o presidente em exercício da Fehosul, Odacir Rossato, existem muitas pautas convergentes que podem ser trabalhadas em parceria. “O cenário atual da saúde em nosso Estado e no Brasil apresenta muitos desafios, entre eles a ampliação do acesso à saúde para a população e a busca por melhores condições de financiamento/remuneração de hospitais e profissionais. Se trabalharmos individualmente, os entraves se intensificam. Com a união das entidades poderemos delimitar os gargalos mais urgentes a serem enfrentados e contribuir com sugestões a serem levadas às autoridades e governantes”, destaca.

 

De acordo com o presidente do Simers, Marcos Rovinski, a ação conjunta é um importante passo para garantir não só mais recursos para os hospitais, mas para viabilizar melhores condições de trabalho para os médicos, demais profissionais e, principalmente, mais qualidade na assistência à população.

 

“Estamos na mesma luta pelos nossos hospitais, de grande, médio e pequeno porte, para que se possa modificar o modelo de financiamento para a Saúde, o qual consideramos responsável pela situação econômica precária em que se encontram as instituições do nosso Estado”, afirma Rovinski.

 

Uma nova reunião para o alinhamento de demandas está agendada para o próximo mês.

Tags: Medicina Médicos Frente Pró-Saúde RS

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política