Falta de médicos e segurança em dois postos de saúde na Zona Norte de Porto Alegre
A Luta

Falta de médicos e segurança em dois postos de saúde na Zona Norte de Porto Alegre

Compartilhe

30/05/2019 00:00




Foto:Simers/ Divulgação
Foto:Simers/ Divulgação


Dando sequência às vistorias, na tarde desta terça-feira (28) o Simers  foi conferir como estão as condições de trabalho e infraestrutura em dois estabelecimentos de saúde localizados na Zona Norte de Porto Alegre: Centro de Saúde IAPI e Unidade Básica de Saúde Farrapos. Equipes de Saúde da Família incompletas, insegurança e carência de médicos para atender a demanda foram os problemas constatados pelo Simers. 

O centro de Saúde IAPI conta com número insuficiente de médicos, na ala de unidade básica, para atender a demanda de uma área que abrange cerca de 60 mil pessoas, sendo que grande parte é de idosos.  O quadro é composto por quatro clínicos, um geriatra, três pediatras e quatro ginecologistas. 

O mesmo problema acontece na parte de Unidade de Saúde da Família do IAPI, localizada dentro do próprio Centro de Saúde. São quatro equipes de Estratégia da Saúde da Família, sendo que duas estão deficientes de médicos para atender muitos pacientes de alta complexidade, dificultando o trabalho dos especialistas e o atendimento à população. 

Insegurança na UBS Farrapos

Já na Unidade de Saúde Farrapos, localizada no Bairro Humaitá, os profissionais estão trabalhando a mercê da violência. Não há vigilância, porteiro e nem mesmo câmera de vídeo monitoramento. Médicos e demais funcionários precisam acionar a Guarda Municipal, que leva um tempo maior para chegar até o local. Funcionários relataram episódios de violência verbal e de vidros de seus carros quebrados em frente à UBS. 

A falta de médicos nas equipes de Estratégia da Saúde da Família e de equipamentos como impressora, oxímetro digital infantil e glicosímetro também  fazem parte dos problemas encontrados na UBS. 

Para o diretor do Simers, Eduardo Dias, a série de vistorias é fundamental para, não apenas melhorar as condições de trabalho dos médicos, como o atendimento à população. “Estamos encontrando uma série de problemas nos postos da Capital que precisam ser corrigidos rapidamente. Essas melhorias são essenciais para que os profissionais possam desempenhar o trabalho com mais qualidade e, por consequência, a população será melhor assistida”, salienta Dias. 

O Simers seguirá vistoriando os postos de Saúde de Porto Alegre e tomará as medidas cabíveis diante dos problemas encontrados.


Tags: Vistoria

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política