Frente Pró-Saúde é apresentada ao presidente da Assembleia Legislativa do RS
Defesa

Frente Pró-Saúde é apresentada ao presidente da Assembleia Legislativa do RS

Compartilhe

01/03/2023 12:28

Para viabilizar ações que qualifiquem a assistência em saúde no Rio Grande do Sul, entidades da área se reuniram na tarde desta sexta-feira (27), na Assembleia Legislativa (ALERS), em Porto Alegre, onde foi apresentado oficialmente a Frente Pró-Saúde RS, movimento institucional formado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers); Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers); Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs); Federação RS – Santas Casas e Hospitais Sem Fins Lucrativos (FederaçãoRS), e Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul). A delegação foi recebida pelo novo presidente do Parlamento gaúcho, Vilmar Zanchin.

Ao parlamentar foram apresentadas propostas centrais ao setor da saúde no Estado, especialmente a necessidade de reformas estruturais que garantam sustentabilidade financeira ao Ipe Saúde, e, nesse contexto, valorização do trabalho médico.  Além disso, o Simers, representado pelo diretor-geral Fernando Uberti, deu início às discussões sobre um Plano de Carreira Médica Estadual, como política estrutural para atração e fixação de profissionais ao setor público estadual. 

Uberti enfatizou a importância da reestruturação do IPE-Saúde e das tabelas de remuneração aos profissionais, abrangendo procedimentos e consultas. “Presidente [Vilmar Zanchin], os médicos, que ainda estão credenciados ao IPE-Saúde estão expressivamente prejudicados pela defasagem de mais de uma década da tabela remuneratória, percebendo valores aviltantes, além de diversas anormalidades burocráticas e administrativas que dificultam uma assistência em saúde de qualidade. Médicos e usuários são vítimas desse contexto.  Essa pauta é uma das prioridades desta Frente”, disse o diretor.

Aos representantes, Zanchin garantiu espaço aberto e amplo diálogo sobre as pautas da saúde durante seu mandato à frente da presidência da Assembleia. Participaram do encontro: Carlos Sparta, presidente do Cremers; Gerson Junqueira, presidente da Amrigs e representantes das demais entidades, bem como suas assessorias.

Sobre a Frente Pró-Saúde
A Frente tem como objetivo debater com entes públicos as pautas de convergência das instituições para ajudar na construção de políticas públicas de saúde, melhorando, assim, a assistência em saúde da população gaúcha.

Tags: Medicina Médicos Frente Pró-Saúde RS

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política