Grupo de Trabalho sobre Hospital Psiquiátrico São Pedro avança e reabertura de unidade é pauta
Defesa

Grupo de Trabalho sobre Hospital Psiquiátrico São Pedro avança e reabertura de unidade é pauta

Compartilhe

10/08/2021 20:42


O Grupo de Trabalho (GT) formado pelo Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e pela Secretaria Estadual de Saúde voltou a se reunir na tarde desta terça-feira, 10. A reabertura da Unidade de Dependência Química (UD) e a formalização de quantitativo de vagas ao hospital no concurso público estadual para a Saúde, foram alguns dos temas tratados na reunião do GT, que ocorre, virtualmente, a cada 15 dias para avaliar as principais necessidades do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) e da saúde mental no Rio Grande do Sul.

Sobre o concurso, o coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Simers, Fernando Uberti, destacou a importância de formalização documental do conjunto de vagas já solicitado pela Direção do Hospital, com sinalização positiva da Secretaria Estadual de Saúde. O Simers vai emcaminhar um ofício à SES/RS solicitando a confirmação oficial desse quantitativo. 

Quanto a Unidade de Dependência Química, a diretora técnica do São Pedro, Liliane Dias de Lima, disse que a previsão é de que o espaço seja reaberto, com 25 leitos, havendo como data limite do cronograma o mês de março de 2022, devendo ocorrer antes.

Com a presença de dois farmacêuticos que compõem o quadro da Secretaria Estadual da Saúde, o GT também tratou sobre a inclusão de novos medicamentos psiquiátricos na lista de fármacos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir internações hospitalares e desestabilizações clínicas, menor judicialização e custo ao Poder Publico. Um novo encontro deve ser agendado com o coordenador do Departamento de Assistência Farmacêutica (DEAF) para voltar a tratar do assunto.
 

Tags: Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) Dependência de drogas Dependência Química

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política