Grupo Técnico realiza primeira reunião do projeto piloto de prevenção em agravos de saúde mental a médicos residentes gaúchos
Defesa

Grupo Técnico realiza primeira reunião do projeto piloto de prevenção em agravos de saúde mental a médicos residentes gaúchos

Compartilhe

23/05/2022 14:57

A partir de iniciativa inovadora do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsiq-Simers), apresentada e validada em plenária da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM-RS), foi formado Grupo Técnico para formulação de projeto com o objetivo de reduzir e previnir o impacto em saúde mental a médicos residentes no Rio Grande do Sul. Na última semana, foi  realizada a primeira reunião de trabalho do grupo.


O encontro teve à frente o coordenador do Núcleo de Psiquiatria da entidade médica e diretor-geral da entidade, o psiquiatra Fernando Uberti. Na oportunidade, foram definidos os pilares centrais de atuação do GT, formado por representantes de diversas instituições: “nosso projeto fará proposições concretas especialmente em torno da redução de estigma quanto à doença mental, identificação de riscos e prevenção de agravos na área e suicídio, estabelecendo estratégias de aproximação com médicos residentes e preceptores, e de avaliação e seguimento quanto a resultados, junto à CEREM-RS”, afirma Uberti.


Segundo o Diretor Geral do Simers, as reuniões acontecerão com periodicidade de 15 dias, de forma híbrida, já que muitos componentes do grupo residem em outros estados. Após a finalização dos trabalhos, a proposta será apresentada em nova plenária da CEREM-RS, e, sendo aprovada, iniciará sua implementação abrangendo todos  os Programas de Residência Médica (PRMs) do Rio Grande do Sul. Ao longo da execução do projeto, serão avaliados periodicamente os resultados e realizados ajustes, se necessário, para posterior etapa de nacionalização da iniciativa, através da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).


Participaram os médicos integrantes do NuPsiq-Simers, Luciana Mesko, Gabriela Schuster, Graziela Stein e Rogério Cardoso; assim como o diretor do Sindicato, Bruno Ledur, representando o Núcleo Médico Jovem (NMJ). Também estiveram presentes os representantes da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Sandra Peu; da Associação dos Médicos Residentes do Rio Grande do Sul (AMERERS), Eduardo Bishoff; da Câmara Técnica do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), Fernando Lejderman; da Associação dos Médicos do RS (Amrigs), Clara Trathmann; Wagner Machado, da PUCRS, e profissionais que se destacam no campo científico e estudos dessa área, como o Professor Sérgio Baldassin, da FMABC.

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política