IBDM destaca importância do Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde realizado pelo Simers na defesa das pautas do setor
Defesa

IBDM destaca importância do Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde realizado pelo Simers na defesa das pautas do setor

Compartilhe

29/08/2022 10:24


O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) participou da reunião extraordinária do Instituto Brasil de Medicina (IBDM), na noite de quarta-feira, 25. O IBDM é a instituição criada para aglutinar as pautas da categoria médica no país e articulá-las nas instâncias políticas federais, especialmente no Congresso Nacional.

 
Na oportunidade, o presidente José Luiz Dantas Mestrinho parabenizou o Simers pela realização do Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde, que contou com a participação de cerca de 300 pessoas, no último dia 18, em Porto Alegre.


O Sindicato foi representado pelo presidente, Marcos Rovinski, e pelo diretor-geral e Coordenador do Núcleo de Pautas Nacionais, Fernando Uberti, que acompanharam a votação dos itens da pauta e promoveram suas manifestações.

 
Após a deliberação das demandas, eles ouviram de Mestrinho sobre a importância do Fórum ao movimento médico nacional, que trouxe ao debate temas centrais à Medicina e Saúde do Brasil. “Agradecemos o convite e a receptividade e ficamos muito satisfeitos em ter participado deste evento, extremamente interessante do ponto de vista político e estratégico, com vários temas desafiadores ao setor e categoria nos próximos anos”, destacou.

Para Rovinski, foi uma honra contar com a presença do IBDM, pois um dos objetivos da iniciativa foi garantir a maior participação dos médicos nos debates públicos e decisões políticas, não apenas dentro do âmbito sindical. Para o presidente da entidade médica gaúcha é importante termos um diálogo e atuação diretos com o Instituto, para dar vez e voz aos nossos médicos, incluindo a representação dos interesses da categoria em todos os níveis, como nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Congresso Nacional. 

Debate

O presidente do IBDM também destacou a participação dos candidatos ao governo gaúcho no painel promovido pelo Sindicato, ao final do Fórum. “Foi o ponto alto do evento, pois o Simers conseguiu algo expressivo ao colocar lado a lado oito candidatos que responderam questionamentos dos diretores sobre o setor de Saúde, ouvindo propostas de cada candidatura e as responsabilizando sobre as prioridades da entidade”, destacou. De acordo com Rovinski: “o objetivo foi alcançado e saímos muitos felizes com a repercussão do Fórum. Estamos avaliando a possibilidade de torná-lo um evento permanente”.

Mestrinho também falou sobre a parceria entre o Simers e a Federação Médica Brasileira (FMB), entidade sindical nacional que congrega 19 sindicatos médicos estaduais, entre eles o gaúcho. Na última sexta-feira, 19, Simers e FMB realizaram o I Ciclo de Capacitação FMB/Simers de Assuntos Jurídicos.


Para o diretor-geral do Simers e Secretário de Assuntos Jurídicos da FMB, Fernando Uberti, foi uma oportunidade de compartilhar com os demais sindicatos do país o que a entidade gaúcha vem fazendo na área e alinhar posicionamentos e ações em torno da Federação Médica Brasileira.
“Tivemos a oportunidade de entregar o convite em mãos ao IBDM, em Brasília, pois buscamos reunir diversas lideranças para, juntos, fortalecermos a Medicina. Só temos a agradecer a presença do Instituto, pois ele representa o desdobramento de nossas pautas junto à Frente Parlamentar da Medicina, para alcançarmos mudanças estruturais dentro do Congresso Nacional. Isso se traduz na defesa da categoria e da saúde de todos os brasileiros”, salientou Fernando.

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política