Instituto Camaleão: Simers participa do Grande Expediente da Assembleia Legislativa
Defesa

Instituto Camaleão: Simers participa do Grande Expediente da Assembleia Legislativa

Compartilhe

09/03/2023 17:38

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, participou na tarde desta quinta-feira, 9, do Grande Expediente da Assembleia Legislativa. Foi homenageado o Instituto Camaleão, que promove acolhimento, assistência e reinserção social das pessoas com câncer, fortalecendo sua autoestima e autonomia. O autor da proposição, o deputado Dr. Thiago Duarte, durante a abertura da solenidade, relatou que o câncer é a principal causa de morte em mais de 44% dos municípios do estado.

 

Compuseram a mesa, a presidente do Instituto Camaleão, Flávia Maoli Magalhães de Oliveira, o vice-presidente do Instituto Camaleão, Leon Golendziner, o presidente do Simers, Marcos Rovinski, a gestora assistencial do Instituto, Fabiana Guedes e a voluntária do Instituto Juliana Rizzieri. Em aparte falaram os deputados Joel Wilhelm (PP), Adão Pretto Filho (PT) e Gustavo Victorino (Republicanos).

 

Sobre o Instituto Camaleão


Surgiu em janeiro de 2011, quando aos 23 anos, Flavia Maoli foi diagnosticada com Linfoma de Hodgkin. Após um ano e meio em remissão, o câncer reapareceu, e Flavia teve que se submeter a um transplante de medula óssea em outubro de 2013. Inconformada e se sentindo sozinha, a jovem resolveu criar um blog chamado Além do Cabelo, em que dividia suas dicas para enfrentar o tratamento com bom humor e autoestima. Essa iniciativa despertou o interesse não só de outros pacientes, mas também de quem queria fazer o bem.

 

Em 2016 o Projeto Camaleão foi transformado em uma associação sem fins lucrativos. Em 2017 o Projeto lançou um novo financiamento coletivo para conseguir alugar um espaço para uma sede. Em 2018, foi inaugurada a Casa Camaleão, na rua Giordano Bruno, nº 82, em Porto Alegre. O espaço oferece acolhimento e assistência a pessoas com qualquer tipo de câncer, a familiares e cuidadores, atende de forma gratuita a partir do diagnóstico, e sem data limite de participação. Ao longo dos anos, foram mais de 400 pessoas atendidas.

Tags: Medicina Médicos Assembleia Legislativa

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política