IPE-Saúde, hospitais de pequeno porte e carreira médica estadual foram pautas de agenda do Simers com presidente da ALRS
Defesa

IPE-Saúde, hospitais de pequeno porte e carreira médica estadual foram pautas de agenda do Simers com presidente da ALRS

Compartilhe

16/03/2023 10:18


Para contribuir com a discussão do Parlamento gaúcho sobre principais temas da Saúde do Estado e que estão na pauta do governo, o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, e o diretor-geral, Fernando Uberti, estiveram reunidos com o presidente da Assembleia Legislativa do RS (ALERGS), Vilmar Zanchin. A agenda aconteceu na sede do Parlamento gaúcho, nesta segunda-feira, 13.


Durante o encontro, os dirigentes do Simers destacaram as ações que vêm sendo feitas pela entidade e que vão além da defesa do médico, como o intenso trabalho pela reestruturação do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS (IPE-Saúde). “Entendemos que o tema IPE-Saúde é mais amplo do que a atual demanda dos médicos, pois ele é estrutural. E, como entidade que representa a categoria, queremos participar ativamente da discussão Legislativa para garantir as melhorias necessárias e que resultem na valorização dos profissionais credenciados e na qualidade do atendimento”, afirmou Uberti.


Hospitais e carreira médica


Entre os pontos destacados pelo Sindicato, também esteve a necessidade de criação de uma carreira estadual para médicos, além da busca de soluções para a sustentabilidade dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP), os quais enfrentam uma crise financeira devido à falta de recursos. “Hoje, esses hospitais vêm se transformando em Pronto Atendimentos, sem falar que vemos a diminuição dos leitos de maternidade no Estado, com o fechamento de Centros Obstétricos e que vem atingindo os municípios gaúchos, resultando em cidades onde não nasce mais ninguém”, destacou o presidente do Simers.


Para o presidente do Legislativo, a visita do Simers vem ao encontro das ações de descentralização do Parlamento, ampliando as discussões voltadas à Saúde. “Acho muito importante e legítima a participação do Simers, no aperfeiçoamento de projetos que dizem respeito ao tema”, disse Zanchin.

 

Tags: Medicina Médicos Assembleia Legislativa

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política