Médicos denunciam falta de pagamento e atendimento no hospital de Cachoerinha é restrito
Defesa

Médicos denunciam falta de pagamento e atendimento no hospital de Cachoerinha é restrito

Compartilhe

20/04/2023 15:25

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) realizou visita técnica ao Hospital Padre Jeremias (HPJ), em Cachoerinha, nesta quinta-feira, 20, para conferir a situação dos médicos ligados ao Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC) e que atuam na instituição. Tanto os clínicos como os pediatras estão sem receber desde fevereiro, fazendo com que o hospital restrinja os atendimentos para pacientes graves devido à falta de profissionais, recebendo apenas casos de urgência e emergência.


O diretor do Simers, Daniel Wolff, conversou com o único clínico que estava no plantão adulto, pois o plantão pediátrico estava sem profissionais e contava apenas com o rotineiro para a avaliação de 18 crianças internadas. No momento da visita, havia oito crianças em sala de observação — duas aguardando vaga no Centro de Terapia Intensivo (CTI) — e cinco adultos, com mais a chegada de um paciente grave de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).


"Existe uma total precarização das relações de trabalho, pois o Instituto de Cardiologia contrata uma empresa, a qual contrata médicos na modalidade pessoa jurídica. Dessa forma, sem pagamento, segurança dos seus direitos e, até mesmo falta de condições básicas para os atendimentos, fica inviável a manutenção dos profissionais nas escalas", destacou Wolff.

 

UPA 24H

 

Após a visita ao HPJ, o Simers esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do município, que está sem a retaguarda para o encaminhamento de pacientes graves, em Cachoeirinha. De acordo com a gestão da unidade, havia 19 pacientes em observação para 12 vagas, e a recomendação de encaminhamento para Campo Bom, Guaíba e para o Hospital Vila Nova, em Porto Alegre.

 

Solução urgente

 

O Simers vai encaminhar pedido de providências ao IC-FUC e à direção do hospital, bem como ofício ao Conselho Regional de Medicina (Cremers), alertando para a situação dos médicos. “Solicitamos urgência na resposta pelo aumento da demanda dos pacientes, oriundos dos serviços de urgência, já que existe uma lotação nos hospitais e unidades de Saúde em toda a região Metropolitana, o que pode ser agravado nos próximos dias com a chegada do frio e feriado”, alertou o diretor do Sindicato Médico.

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política