Médicos do IPE-Saúde continuam paralisados e decidem pelo licenciamento temporário
Defesa

Médicos do IPE-Saúde continuam paralisados e decidem pelo licenciamento temporário

Compartilhe

02/05/2023 21:34

Os médicos credenciados ao Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS (IPE-Saúde) continuam paralisados até o dia 23 de maio — quando voltam a se reunir — e decidem pelo licenciamento temporário por 30, 60 ou 90 dias. A deliberação aconteceu durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada na noite desta terça-feira, 2, no auditório do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), com 85% dos votos favoráveis à manutenção do movimento. 

“Acreditamos na autonomia do profissional e estamos disponíveis para auxiliar tanto no licenciamento temporário quanto, até mesmo, no descredenciamento. Queremos que haja o bom senso do governo e que ele seja célere nas propostas, pois esse é um movimento sério dos médicos, na busca do reconhecimento à altura do trabalho realizado”, destacou o presidente do Simers, Marcos Rovinski.

Na abertura da AGE, o presidente fez um relato sobre as ações do Simers junto ao governo gaúcho, para buscar a recuperação dos valores pagos pelos procedimentos médicos e hospitalares, sem reajuste há 12 anos. Rovinski comentou sobre a proposta dos cerca de R$ 140 milhões que serão acrescidos para a remuneração dos médicos, valor que a categoria considera insuficiente para contemplar as reais necessidades de reposição.

Mobilização inédita

Assim como os médicos participantes da Assembleia, o presidente do Sindicato destacou o ineditismo do movimento da categoria. “A nossa mobilização foi essencial para que os gestores do Estado encaminhassem a proposta de reestruturação do IPE-Saúde. Sou médico credenciado há mais de 40 anos e nunca vi nada igual para garantir a valorização dos profissionais”, comemora.

Desde o dia 10 de abril, os profissionais iniciaram uma intensa mobilização que busca reverter o congelamento de 12 anos nos honorários médicos e de procedimentos hospitalares, uma defasagem que reflete na desvalorização da categoria e vem resultando no desinteresse dos médicos em continuar atendendo pelo plano.

Presenças

Além dos mais de 200 médicos que participaram de forma on-line da AGE, estiveram presentes na sede do Sindicato o vice-presidente da entidade, Marcelo Matias; o diretor-geral, Fernando Uberti; o diretor de Interior, Luiz Alberto Grossi; o presidente do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), Carlos Sparta; o ex-presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade; além das assessorias jurídica e política do Simers. 

 

Tags: IPE-Saúde paralisação médicos IPE Desvalorização do trabalho médico Reajuste honorários médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política