Médicos do IPE-Saúde têm assembleia nesta terça para definir rumos da paralisação
Defesa

Médicos do IPE-Saúde têm assembleia nesta terça para definir rumos da paralisação

Compartilhe

02/05/2023 12:18

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) reúne os médicos credenciados ao Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS (IPE-Saúde), em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) nesta terça-feira, 2, a partir das 19h, para definir se continuam ou não paralisados. Desde o dia 10 de abril, os profissionais iniciaram o movimento que busca reverter o congelamento de 12 anos nos honorários médicos e de procedimentos hospitalares, uma defasagem que reflete na desvalorização da categoria e vem resultando no desinteresse dos médicos em continuar atendendo pelo plano.

De acordo com o presidente do Simers, Marcos Rovinski, o objetivo da AGE é levar ao conhecimento dos participantes todas as negociações e encontros realizados com os agentes políticos responsáveis pela autarquia, para tratar sobre o projeto que o governo vai encaminhar à Assembleia Legislativa, ainda no mês de maio, buscando a reestruturação do IPE-Saúde.

“Se o projeto for votado como está, os cerca de R$ 140 milhões destinados ao reajuste dos honorários médicos ainda são aquém do necessário para garantir uma valorização de acordo com a responsabilidade dos profissionais. Sem falar que não sabemos como serão alocados esses recursos, qual a forma e padrão que será usado para majorar procedimentos, por exemplo. Por isso, vamos ver qual a ação que os médicos credenciados vão decidir”, ressaltou Rovinski.

Alternativas para a valorização dos médicos

Na semana passada, em reunião com a Casa Civil, Simers defendeu novos pontos de negociação para reverter os baixos valores pagos aos cerca de 6,5 mil médicos credenciados. São eles: o reajuste maior nos códigos mais defasados, a alternativa de o usuário escolher o seu médico — independentemente de ele ser credenciado ou não, além da possibilidade de aumento da coparticipação nas consultas e cobrança da modalidade nos procedimentos hospitalares.

Inscrição

A AGE será realizada no formato híbrido e, para a participação no formato on-line, os médicos credenciados podem preencher o formulário aqui.

Tags: IPE-Saúde médicos credenciados paralisação médicos IPE assembleia geral Valorização do trabalho médico

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política