Médicos municipários de Pelotas promovem Mobilização pela Saúde
A Luta

Médicos municipários de Pelotas promovem Mobilização pela Saúde

Compartilhe

15/04/2016 12:39

Cerca de 30 médicos municipários de Pelotas promoveram, nessa quinta-feira, 14, a Mobilização pela Saúde. Com cartazes, panfletos e também conversando com a população, alertaram para o descaso do Poder Executivo com os postos de saúde da cidade e também sobre a falta de estrutura para o atendimento e a prática da Medicina na rede de Atenção Básica.
O grupo reuniu-se em frente à Prefeitura e, por volta das 10h30, caminhou até a Câmara de Vereadores, para acompanhar a sessão plenária. Lá, o diretor do SIMERS, Marcos Schenatto, foi convidado a se pronunciar na tribuna. O representante dos médicos municipários reforçou o tom de descontentamento com o gestor municipal e a titular da Secretaria de Saúde, recebendo
aplausos da plateia e dos parlamentares.
WM6A0011
Médicos mobilizados pela saúde. Foto: Nauro Jr. / Divulgação SIMERS
Em seguida, o presidente do Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas (Sindilac-Pelotas), o farmacêutico-bioquímico Maurício Guimarães, pediu a palavra e reivindicou a saída imediata da Secretária de Saúde do município, Arita Bergmann. O motivo é que o Executivo pretende romper os contratos vigentes com os laboratórios de análises clínicas e buscar novos fornecedores, ainda sem clareza para  a nova proposta. Guimarães dise ainda que apoia a luta dos médicos e que era vergonhosa a situação a que o prefeito vem submetendo os profissionais.

No início da tarde, uma comissão de médicos protocolou dois ofícios com pedidos de providências para a situação dos postos de saúde, um no Ministério Público e outro no Ministério Público do Trabalho. A mobilização terminou no final da tarde, quando os profissionais participaram da reunião do Conselho Municipal de Saúde, onde, mais uma vez, reiteraram suas reivindicações, apoiadas pela entidade.

WM6A0137
Profissionais foram à Câmara Municipal. Foto: Nauro Jr. / Divulgação SIMERS

Situação caótica – No último dia 5, em assembleia, na sede do Sindicato Médico do RS (SIMERS) em Pelotas, os médicos decidiram entrar em estado de greve, por tempo indeterminado, em protesto contra a situação caótica da saúde no município. A decisão foi tomada após os profissionais terem pressionado os vereadores de Pelotas a derrubar projetos do Executivo que não contemplavam a categoria. Entre eles estava uma proposta de abono salarial muito abaixo da remuneração médica do mercado. Outra proposta pretendia dar aumento para os médicos em contrato emergencial sem contemplar os profissionais da rede municipal.

Desde o ano passado, o Sindicato vem realizando verificação nos postos de saúde e locais de atendimento e comprovando o descaso e a precariedade dos estabelecimentos. Os médicos querem a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), a normatização da redução a normatização da redução da carga horária da categoria para o máximo de 20 horas semanais, mantidas as atuais remunerações, e a inclusão de gratificação de função, baseada no maior percentual pago pelo município.  Pelotas conta com 90 profissionais ligados ao município. Em 1º de março, o SIMERS e os médicos encaminharam ofício à Prefeitura com as reivindicações e deu prazo de 10 dias úteis para o Executivo se manifestasse sobre as negociações.

Tags: Mobilização Municipários Pelotas

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política