MP apoia ações em defesa do Hospital Psiquiátrico São Pedro
Defesa

MP apoia ações em defesa do Hospital Psiquiátrico São Pedro

Compartilhe

22/12/2020 00:00


O Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) reuniu-se com a promotora  Inglacir Dornelles Clós Delavedova, da 7ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, no início da tarde desta segunda-feira (21), para informar ao Ministério Público sobre as sucessivas ocorrências que denotam a desconstrução gradual  do Hospital Pisiquiátrico São Pedro (HPSP). 

No encontro, que ocorreu de forma online, foram abordadas as questões que envolvem a desatenção à saúde mental no Estado e relatados casos específicos e ocorrências envolvendo crianças e adolescentes, a exemplo da situação recente de uma adolescente que , com a necessidade de leito de isolamento, ficou no mesmo ambiente de pacientes masculinos com quadro psicótico.

A Promotora destacou a importância do tema, colocando-se à disposição do Núcleo de Psiquiatria do Simers para colaborar. Observando que participa do Comitê Estadual de Prevenção ao Suicídio, através do qual conheceu a triste realidade da assistência psiquiátrica e a falta de leitos à essa especialidade, Iglacir Delavedova  se dispôs a mediar e acompanhar o reestabelecimento de um grupo de trabalho com a Secretaria Estadual da Saúde, lembrando a possibilidade da união de esforços com a Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa, estabelecida em defesa do Hospital São Pedro.

O diretor do Simers, o psiquiatra Fernando Uberti reiterou o incansável trabalho que Núcleo de Psiquiatria do Simers desenvolve, em benefício da estrutura do HPSP, "que  também é   fundamental para o atendimento de crianças e adolescentes".  Uberti  ao agradecer a  acolhida do MP ao trabalho do Núcleo de Psiquiatria,  ressaltou a relevância da atuação da Promotora em prol da manutenção e melhorias  à operação do Hospital Psiquiátrico São Pedro e, ainda, dos avanços necessários à assistência psiquiátrica no Estado, afirmando a expectativa para ações concretas do governo estadual, com brevidade.

Tags: Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) HPSP

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política