No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, Simers enfatiza a importância de falar sobre transtornos psiquiátricos e anuncia novo benefício aos associados
Defesa

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, Simers enfatiza a importância de falar sobre transtornos psiquiátricos e anuncia novo benefício aos associados

Compartilhe

10/09/2022 12:00

No dia 10 de setembro — Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o diretor-geral e coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsiq - Simers), Fernando Uberti, reforça a importância de levar ao debate a temática que envolve os transtornos psiquiátricos e a Psiquiatria.


Em vídeo alusivo à data, o psiquiatra ressalta que a grande maioria dos suicídios são desdobramentos de transtornos mentais. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), eles representam 96,8% dos casos de morte por suicídio, responsável por mais óbitos do que HIV, malária, câncer de mama, guerras e homicídios.


“O Simers vem atuando de forma incessante na defesa pela expansão e qualificação da nossa rede de assistência psiquiátrica no Estado. E lutar por uma assistência mais digna aos gaúchos é uma das formas mais efetivas para reduzirmos os estigmas de quem sofre com doenças psiquiátricas”, afirma Uberti.


Simers e o Setembro Amarelo


O diretor-geral do Simers também afirma que a entidade tem participado ativamente das ações do Setembro Amarelo, mês voltado à campanha de prevenção ao suicídio, iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), parceira institucional do Simers.

 

Uberti ressalta a mais recente parceria do SIM MENTAL (plataforma para assistência psiquiátrica aos associados), com o Centro de Estudos Luís Guedes (Celg), o maior centro de formação de Psiquiatras do Estado. 

 

A iniciativa busca garantir assistência em saúde mental para médicos e estudantes de Medicina do Rio Grande do Sul.

 

“Trata-se de um benefício que simboliza a nossa preocupação em facilitar o cuidado em saúde mental aos nossos colegas, mas, também, aos colaboradores do Sindicato, pois temos nos preocupado em entregar algo mais concreto no que se refere a esse importante mês de discussões na área”, afirma Uberti.

 

O acesso ao SIM Mental se dá pela área exclusiva aos associados. Lá, o sócio visualiza o conjunto de profissionais e instituições credenciados ao projeto, e, especificamente quanto ao Celg, um número de contato e a um pequeno formulário fornecido pelo Centro. Em seguida, pela conversa em WhatsApp, receberá nomes dos profissionais disponíveis, de acordo com as preferências apontadas, de maneira ágil, personalizada e privativa. 

 

Hoje, o Celg conta com um rol de 50 Psiquiatras qualificados e certificados, à disposição para o agendamento de consultas presenciais e virtuais, as quais terão valores diferenciados. 

 

Além disso, a parceria com a Celg também contará com eventos conjuntos ao longo do mês, com auxílio e suporte para produção científica, projetos e ações de prevenção em saúde mental aos médicos.

 

O que é o SIM Mental

O projeto SIM MENTAL é uma das ações do NuPsiq-Simers, resultado da pesquisa realizada pela entidade médica para aferir o impacto psiquiátrico da pandemia entre médicos e estudantes de Medicina no RS. Os dados de 2021 revelaram que mais de 50% dos profissionais se sentiam cansados, esgotados e sem satisfação em suas atividades profissionais.

“A ideia nasceu da necessidade de proporcionarmos mais cuidado em saúde, incluindo a dimensão de saúde mental, aos nossos sócios”, salienta Fernando Uberti.

Tags: Medicina Médicos Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política